Avaliação de conhecimento em jogos sérios: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Maiara Miranda
  • Michelle Nery Nascimento
  • Gerda de Oliveira
  • João Pedro dos Santos
  • Lucila Ishitani

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69895

Palavras-chave:

Jogos sérios. Avaliação. Jogos educacionais.

Resumo

Jogos sérios são utilizados para transmitir mensagens, ensinar e fornecer experiências de aprendizado, com diversas aplicações em áreas como educação, saúde, governo e corporações. Porém, para verificar o aprendizado obtido por meio desses jogos é necessário realizar avaliações, este artigo traz uma Revisão Sistemática de Literatura para investigar os métodos usados para avaliação do ganho de conhecimento por meio de jogos educativos. Foram selecionados 116 artigos no total e encontradas práticas de avaliação

que incluíam pré-teste, pós-teste, questionário, observação e monitoramento. A síntese desses métodos fornece orientações para a comunidade desenvolvedora de jogos sérios, porém em futuras pesquisas pode ser interessante aprofundar a estratégias de avaliação in-game.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL DO SBGAMES/2023 – TRILHAS DE EDUCAÇÃO