Resistência cultural anticapitalista na indústria cultural musical da América Latina: análise preliminar do álbum “De Todas Las Flores” (2022), de Natalia Lafourcade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n10.71577Palavras-chave:
Resistência cultural. Indústria Cultural. Capitalismo. Audiovisual musical. América Latina.Resumo
Este trabalho busca estudar elementos de resistência cultural de viés anticapitalista nas práticas sonoras musicais latino-americanas a partir do álbum / videoclipe “De Todas las Flores” (2022), da “cantautora” mexicana Natalia Lafourcade. Trata-se de uma artista celebrada mercadologicamente e que apresenta aspectos de crítica a discursos culturais hegemônicos em suas obras musicais, através tanto de escolhas estéticas quanto discursivas. A metodologia adotada consiste no estudo de caso simples (GIL, 1995) no processo de elaboração do álbum citado e a revisão teórica em autoras(es) de Estudos do Som e de crítica à sociedade de consumo/capitalista atual. Pretende-se aqui dar destaque para possíveis representantes de outras miradas e escutas do Sul global frente ao (neo)colonialismo capitalista digital vigente.