A pesquisa científica nos cursos de Publicidade e Propaganda: configurações assumidas pelos componentes curriculares

Autores

  • Nauber Valle Blanco Junior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n10.71756

Palavras-chave:

Ensino. Pesquisa Científica. Publicidade e Propaganda. Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras.

Resumo

O texto discute a pesquisa científica nos cursos de Publicidade e Propaganda em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Este estudo analisa os componentes curriculares dessas instituições com o objetivo de compreender as configurações assumidas pelos mesmos. Os autores apontam que as disciplinas de pesquisa científica são muitas vezes percebidas como difíceis e desconectadas de outras áreas, com metodologias reduzidas a um processo burocrático. Em suma, essa pesquisa mapeou 24 IES e identificou 39 componentes curriculares relacionados à pesquisa científica, destacando a distribuição dessas disciplinas ao longo do curso. Além disso, identificamos, nas bibliografias básicas, a predominância de autores brasileiros balizando o ensino de pesquisa científica. Por fim, o artigo propõe uma investigação das configurações curriculares desses componentes para entender melhor como a pesquisa científica é ensinada nos cursos de Publicidade e Propaganda.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos