A pesquisa científica nos cursos de Publicidade e Propaganda: configurações assumidas pelos componentes curriculares
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n10.71756Palavras-chave:
Ensino. Pesquisa Científica. Publicidade e Propaganda. Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras.Resumo
O texto discute a pesquisa científica nos cursos de Publicidade e Propaganda em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Este estudo analisa os componentes curriculares dessas instituições com o objetivo de compreender as configurações assumidas pelos mesmos. Os autores apontam que as disciplinas de pesquisa científica são muitas vezes percebidas como difíceis e desconectadas de outras áreas, com metodologias reduzidas a um processo burocrático. Em suma, essa pesquisa mapeou 24 IES e identificou 39 componentes curriculares relacionados à pesquisa científica, destacando a distribuição dessas disciplinas ao longo do curso. Além disso, identificamos, nas bibliografias básicas, a predominância de autores brasileiros balizando o ensino de pesquisa científica. Por fim, o artigo propõe uma investigação das configurações curriculares desses componentes para entender melhor como a pesquisa científica é ensinada nos cursos de Publicidade e Propaganda.