O consumo publicitário de Soju na Coreia do Sul: potencialidades comunicacionais para o consumo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v12n1.72479Palavras-chave:
Consumo Sul-coreano. Publicidade de Soju. Consumo Ritualístico. Rituais na publicidade. Análise de Conteúdo.Resumo
Este artigo investiga a inserção do Soju, principal bebida sul-coreana, no consumo brasileiro a partir do estudo do movimento Hallyu. Bem como aspectos culturais de consumo como formas ritualísticas, que, por diversas vezes, já foram trabalhados por marcas e pela publicidade em si para consolidar o consumo de determinados produtos. A proposta de investigação segue metodologia qualitativa, baseada em entrevistas com grupos de pessoas por nível de contato com o consumo de produtos sul-coreanos. A análise respeitou como base o método proposto por Bardin, uma das principais autoras no campo da análise de conteúdo. Destaca-se aqui que a condução conceitual seguiu as contribuições de Berger, Lindstrom, McCracken, Trindade e Perez. A pesquisa supriu respostas ao problema inicialmente lançado e teve como principal contribuição um modelo de adaptação da publicidade tradicional sul-coreana para o contexto brasileiro.