O discurso sobre identidades dissidentes no contexto escolar: uma abordagem com foco na inclusão
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v12n1.72480Palavras-chave:
Análise do Discurso. Sexualidade. Identidade Dissidente. Contexto Escolar.Resumo
Os vários discursos produzidos no contexto escolar favorecem a construção da ideia de verdade e legitimidade sobre as identidades dissidentes ancorados na disciplina e normatização das subjetivações. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos e sentidos da produção discursiva sobre as identidades dissidentes no contexto escolar, pois, na história das sexualidades, os discursos foram produzidos a partir do interesse das classes dominantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, através de entrevistas abertas com três alunos homossexuais do ensino médio. As análises dos corpus coletados se deram a partir do arcabouço teórico metodológico da análise do discurso em consonância com os estudos feministas culturais e sociais. Os resultados apresentaram a construção do discurso de opressão, através de verbalizações homofóbicas no contexto da escola.