Emoções em jogo: a jornada emocional dos alunos com o Kahoot

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Jogos digitais. Kahoot. Emoções.

Resumo

As emoções podem (ou pelo menos deveriam) desempenhar um papel importante e significativo no processo de aprendizagem, influenciando a motivação, o engajamento e o desempenho acadêmico dos alunos. Com o advento das tecnologias educacionais e a adoção de jogos digitais na sala de aula, ferramentas como o Kahoot têm sido amplamente utilizadas para aumentar a interatividade e o envolvimento dos alunos. Dito isto, este estudo investiga as emoções dos alunos após o uso do jogo no ambiente escolar. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletados dados sobre as emoções de 22 alunos do 6º ano (11-12 anos) de uma escola em São Luís-MA, matriculados na disciplina de Socioemocional. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa-ação, juntamente com a adoção de um questionário de autorrelato, estruturado com uma escala de Likert, e observação em sala de aula. Os resultados revelaram o surgimento de uma gama de emoções, tanto positivas quanto negativas, associadas ao uso do Kahoot.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos