Cartas e confidencialidades: de estudantes da educação básica ao Corpo [Carne] Travesti

Autores

  • Joanna Leoni

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n2.72845

Palavras-chave:

Cartografia. Corpo[carne]. Travesti. Educação.

Resumo

Este artigo explora a relação entre estudantes da educação básica e uma professora travesti, utilizando cartas e confidências para compreender as interações e desafios enfrentados no contexto escolar. As cartas, entregues de forma espontânea, revelam um misto de curiosidade, empatia e apoio, contrastando com a discriminação que a professora enfrenta em outros contextos. Estudantes expressam suas experiências de identidade de gênero e orientação sexual, compartilhando suas lutas por aceitação e o desejo de serem reconhecidos de forma autêntica. As narrativas destacam a complexidade das identidades presentes na escola. O estudo utiliza a metodologia de análise discursiva de Fairclough (2003), examinando as cartas entregues pelos estudantes à professora travesti.

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Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Artigos