Distorções do corpo: representações, adoecimento e falta de regulação publicitária

Autores

  • Juliana Reche Swerts

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n2.72887

Palavras-chave:

Padrão de Beleza. Regulação Publicitára. Dismorfia Corporal. Publicidade. Distúrbio de Imagem.

Resumo

No presente artigo, busca-se traçar um panorama das representações do corpo na mídia, especialmente na publicidade, ao longo do tempo, assim como as transformações sociais nos padrões de beleza, particularmente no que diz respeito ao feminino. Essas transformações são analisadas em relação ao adoecimento apontado por diversos autores como consequência desses ideais estéticos, incluindo insatisfação corporal, transtorno dismórfico corporal e suicídios. Ao analisar a emissão comunicacional, o artigo também aborda a recepção, ou seja, os impactos que os ideais irreais de beleza causam na saúde mental coletiva. Verificou-se, portanto, a necessidade de controle e regulação publicitária em relação às representações corporais disseminadas.

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Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Artigos