Lemming for personas: uma abordagem para criação quantitativa de personas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n2.72888Palavras-chave:
Personas. Criação de Persona. Data-Driven Design. Método Quantitativo.Resumo
Este estudo propõe eixos norteadores para a criação de personas baseadas em dados quantitativos, um tema relevante, porém pouco explorado na área de design no Brasil. Baseando-se em frameworks de Teixeira, Benedet e Pinto (2016) e técnicas de McGinn e Kotamraju (2008), foram definidos seis eixos para guiar a criação e atualização de personas de modo eficiente e fundamentado. Estes eixos abordam necessidades, coleta de dados, agrupamento, comportamentos, hipóteses e revisão, ajudando a alinhar os interesses de stakeholders e fortalecer a precisão das personas. Os achados indicam que métodos quantitativos podem oferecer resultados mais objetivos e verificáveis, reduzindo custos e ampliando a escalabilidade. Sugere-se a aplicação prática dos eixos em estudos futuros para validar e expandir os resultados.