Contribuições dos Role-Playing Games para a aprendizagem de equação de 1º grau

Autores

  • Wilamara Pereira Coitinho
  • William de Souza Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n2.72892

Palavras-chave:

RPG. Equação do 1º grau. Jogos Educacionais. Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de utilização de um jogo de Role-Playing Games -RPG para o ensino de equações do 1º grau, com o objetivo de sugerir formas inovadoras de engajamento e compreensão dos conceitos matemáticos, visando contribuir com melhorias na prática do ensino da matemática. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamenta-se em revisão bibliográfica e no desenvolvimento de um protótipo de jogo digital. O jogo combina narrativa envolvente e desafios matemáticos para promover o raciocínio lógico e a resolução de problemas em um contexto prático e interativo. Embora não haja uma aplicação prática com verificação de resultados concretos, a proposta sugere que o uso de RPGs educacionais pode facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos, despertar o interesse dos estudantes e promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

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Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS