Adoção do Programa Seis Sigma em um Fornecedor Automotivo: Análise de Fatores Relevantes na Implementação

Autores

  • Camila Almeida Rosa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Paulo A. Cauchick Miguel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-14153

Resumo

Desde o desenvolvimento do conceito de Seis Sigma pela Motorola nos anos 1980, as constantes mudanças tornaram o mercado cada vez mais competitivo e exigente, principalmente no setor automotivo. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar resultados referentes a um estudo de caso da adoção do programa Seis Sigma em um fornecedor automotivo no estado de São Paulo. O trabalho busca identificar características sobre o uso do Seis Sigma, tais como implementação, ferramentas aplicadas, seleção de projetos, capacitação envolvida e resultados obtidos com os projetos, além de verificar se os fatores críticos para o sucesso do programa citados na teoria condizem com a realidade da empresa. Como conclusão principal, o estudo indica que a empresa contou, ao longo da implantação, com diversos fatores em conformidade com a teoria, com grande foco no quesito de treinamento dos colaboradores. Esse foco pode ser considerado como um dos principais fatores do sucesso do programa na organização estudada.

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Biografia do Autor

Paulo A. Cauchick Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

PhD em Manufacturing Engineering pela Universidade de Birmingham, UK Livre Docente pela Escola Politécnica da USP

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Publicado

2013-04-07

Como Citar

Rosa, C. A., & Cauchick Miguel, P. A. (2013). Adoção do Programa Seis Sigma em um Fornecedor Automotivo: Análise de Fatores Relevantes na Implementação. Teoria E Prática Em Administração, 2(2), 151–173. https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-14153

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)