Da Rivalidade à Parceria: Análise Financeira e Estratégica do Caso Sadia e Perdigão

Autores

  • Rebeca Albuquerque Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i1-15610

Resumo

O caso aborda o processo real de fusão entre duas grandes empresas do setor de alimentos brasileiro – Sadia e Perdigão – com a criação da Brasil Foods (BRF). O texto está dividido em três horizontes temporais. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico das empresas e o contexto prévio à fusão entre elas, incluindo a análise da crise financeira ocorrida na Sadia, em 2008, em virtude de estratégias arriscadas com o uso de derivativos financeiros. Em seguida, são apresentadas as principais implicações e a concretização da união entre as empresas. Anos depois da criação da BRF, o leitor é convidado a analisar o desempenho financeiro da mesma. Dessa forma, o objetivo do caso é que os alunos analisem o processo de fusão das empresas Sadia e Perdigão, sob o ponto de vista financeiro, bem como seus desdobramentos, com a criação da BRF. A ênfase didática está relacionada à análise dos tipos de risco envolvidos no processo de fusão, aos mecanismos de governança corporativa e à análise de desempenho pós-fusão, por meio de indicadores econômico- financeiros e de análise de ações. O caso pode ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação, em disciplinas da área de Finanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Albuquerque Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-08-09

Como Citar

Cordeiro, R. A. (2013). Da Rivalidade à Parceria: Análise Financeira e Estratégica do Caso Sadia e Perdigão. Teoria E Prática Em Administração, 3(1), 152–175. https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i1-15610

Edição

Seção

Caso para Ensino (Teaching Case)