Seleção, Treinamento e Avaliação: As Práticas de Gestão de Pessoas e o Processo de Submissão de Gestores

Autores

  • Arlete Zagonel Galperin Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento
  • Deise Luiza da Silva Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lis Andrea Soboll Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-17915

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que evidencia de que forma as práticas de gestão, tais como seleção, treinamento e avaliação de desempenho favorecem o processo de submissão no trabalho de gestores. O processo de submissão foi abordado a partir dos pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicossociologia, tendo como indicadores a tolerância às exigências do trabalho e a adesão passiva às regras estabelecidas pela empresa, incultindo no sujeito uma percepção de que o envolvimento no trabalho é uma escolha pessoal e não um processo estratégico organizacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, seguiu o método de estudo de caso, desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas com oito gestores de uma grande empresa. Os dados foram analisados a partir da Análise dos Núcleos de sentido. Na realidade estudada as práticas de gestão de pessoas favoreceram o processo de envolvimento e submissão dos gestores, levando-os a uma adesão passiva e a adesão a lógica organizacional, reproduzindo estratégias sutis de controle psicológico e ideológico na relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Zagonel Galperin, Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento

Mestre em Organizações e Desenvolvimento. Consultora.

Deise Luiza da Silva Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Professora Adjunta no Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Nec-GPRT) Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: SOCIUS (ISEG/UTL) e Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (UFPR/CAPES). Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (NEC-GPRT) Líder do grupo de Pesquisa Trama: Trabalho e Marxismo (UFJF/CAPES). Coordenadora de Projetos de Pesquisas financiados por órgãos nacionais de fomento (CNPQ, edital 020/2010 - Processo: 402541/2010-3 e IPEA/CAPES, edital 01/2010 - Processo 177/2010). Autora de artigos publicados em livros, congressos e periódicos Qualis. Líder do Tema 05 - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações da Área de Estudos Organizacionais da ANPAD. Organizadora do livro Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho publicado pela editora Atlas em 2011. Trabalha de forma interdisciplinar com as seguintes áreas científicas: Administração, Sociologia, Antropologia, Psicologia e Economia Política.

Lis Andrea Soboll, Universidade Federal do Paraná

Professora e pesquisadora no Departamento de Psicologia da UFPR. Líder do grupo de pesquisa Trabalho e Processo de Subjetivação, registrado no Cnpq e certificado pela UFPR. Psicóloga pela UFPR, Doutora em Medicina Preventiva pela USP e Mestre em Administração pela UFPR. Autora de livros e textos sobre vínculos, assédio moral e processo saúde-doença relacionado ao trabalho. Palestrante e consultora.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Galperin, A. Z., Ferraz, D. L. da S., & Soboll, L. A. (2015). Seleção, Treinamento e Avaliação: As Práticas de Gestão de Pessoas e o Processo de Submissão de Gestores. Teoria E Prática Em Administração, 5(1), 80–104. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-17915

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)