Gestão Social e Economia Solidária: o caso da Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Feira Agroecológica de Mossoró – Aprofam, Mossoró-RN

Autores

  • Thiago Ferreira Dias DEPAD/UFRN PPGP/UFRN
  • Washington José de Souza DEPAD/UFRN PPGA/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-18112

Resumo

A questão central da pesquisa foi analisar as dimensões teóricas da gestão social – sociopolítica, econômica e organizacional – manifestas em práticas organizacionais de empreendimentos econômicos solidários do Oeste Potiguar, especificamente na Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Feira Agroecológica de Mossoró – APROFAM, Mossoró-RN. Para o êxito da pesquisa realizou-se uma abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso e do uso do grupo focal e análise de documentos secundários. Na dimensão sociopolítica, ficou nítida que quanto mais instrumentos de participação interno, a partir da vivência em espaços públicos propositivos, melhores os resultados monetários. Outro ponto que merece relevo diz respeito à dimensão econômica, com a prática reciprocitárias prevalecendo na comercialização. A pesquisa leva ao fato de que formações e práticas que fortalecem a dimensão sociopolítica (conhecimento, emponderamento, senso de pertencimento) tornam-se o fio condutor para o robustecimento da gestão social no âmbito das demais dimensões, conduzindo a ganhos sociopolíticos, econômicos, organizacionais e ambientais. Apesar das debilidades constatadas na dimensão organizacional, quanto as habilidade técnicas, foi possível constatar que práticas dos EES’s do Oeste Potiguar incorporam, predominantemente, elementos da gestão social e da economia solidária, com preponderância da racionalidade substantiva em primazia a instrumental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira Dias, DEPAD/UFRN PPGP/UFRN

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Desde janeiro de 2014 é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De 2010 a 2013 foi professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). De 2012 a 2013 foi coordenador da Incubadora de Iniciativas Sociais e Solidárias do Oeste Potiguar (INCUBAOESTE). Pesquisador colaborador do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal de Pernambuco (NECSO/UFPE) e da Incubadora OASIS/UFRN. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e políticas públicas, participação, desenvolvimento rural, agricultura familiar, gestão social e economia solidária.

Washington José de Souza, DEPAD/UFRN PPGA/UFRN

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará . Realizou Estágio de Doutorando no Institute of Education, University of London, entre 1997 e 1998, com bolsa da CAPES e apoio do Conselho Britânico. Realizou Pós-Doutorado, no campo da Gestão Social, na Birmingham Business School, University of Birmingham, entre 2004 e 2005, em colaboração com o Professor John Child e apoio da CAPES. É Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas e ao Programa de Pós-Graduação em Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidária, Trabalho e; Qualidade de Vida; Protagonismo Juvenil e Empreendedorismo Social, Gestão de Organizações Não-Governamentais, Extensão Inovadora, Replicação e Avaliação de Projetos Sociais. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq e Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (OASIS). Realiza Estágio Sênior, com apoio da CAPES, na Royal Holloway, Universidade de Londres (2013/2014)

Downloads

Publicado

2014-05-27

Como Citar

Dias, T. F., & Souza, W. J. de. (2014). Gestão Social e Economia Solidária: o caso da Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Feira Agroecológica de Mossoró – Aprofam, Mossoró-RN. Teoria E Prática Em Administração, 4(1), 261–294. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-18112

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)