O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões

Autores

  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18175

Resumo

Neste artigo buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade.

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Publicado

2015-01-16

Como Citar

Barbosa, M. A. C., & Mendonça, J. R. C. de. (2015). O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões. Teoria E Prática Em Administração, 4(2), 131–154. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18175

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)