Terceirização e Precarização do Trabalho: Levantamento Bibliométrico sobre os Caminhos Críticos da Produção Acadêmica em Administração

Autores

  • Fernanda Roda Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • José Ricardo Costa Mendonça Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-28019

Palavras-chave:

bibliometria, relações de trabalho na administração, trabalho, estudos organizacionais.

Resumo

Este estudo teve por propósito identificar como tem sido traçado, na área de Administração, os caminhos críticos da produção acadêmica em relação à terceirização e a precarização do trabalho. Foram, para tanto, investigados os principais periódicos da área indexados no SPELL. Foram identificados 88 artigos, compreendidos entre o período de 2005 a 2015. Destes, foram excluídos 72 artigos por não guardarem relação com uma perspectiva crítica sobre os impactos no trabalhador. Desta forma foram selecionados 16 artigos para análise. Observou-se que os estudos são relativamente recentes e as publicações são isoladas. Os resultados do estudo permitem afirmar que, ao apresentar a empresa como modelo hegemônico de organização e suas práticas como formações naturalizadas, os Estudos Organizacionais em Administração permanecem produzindo conhecimento subordinado à lógica da eficiência, eficácia e lucratividade, deixando de lado os questionamentos mais críticos. As conclusões deste trabalho revelam que a Administração pouco tem se voltado a análises mais críticas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Roda Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Administração pela UFPE, Mestre e Graduada em Administração pela mesma instituição, atua nas áreas de Administração Geral, Gestão de Pessoas e Ensino e Pesquisa em Administração. Professora vinculada ao Colegiado de Administração da Univasf.

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE, graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão organizacional, análise organizacional, comportamento organizacional, competências gerenciais em IES, gestão de IES, gestão de pessoas, gestão em instituições de saúde. Interesses de pesquisa: competências gerenciais, gestão pública, gestão de IES, gestão da saúde.

José Ricardo Costa Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), além de graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE e Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Cassundé, F. R., Barbosa, M. A. C., & Mendonça, J. R. C. (2016). Terceirização e Precarização do Trabalho: Levantamento Bibliométrico sobre os Caminhos Críticos da Produção Acadêmica em Administração. Teoria E Prática Em Administração, 6(1), 176–197. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-28019

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)