Aprendizagem em Ação no Curso de Administração: Intervenção em Organização Cultural na Cidade de Caruaru-PE

  • Elisabeth Cavalcante dos Santos Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco
  • Joel Kalivisson Fernandes Silva Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia de Oliveira Campos Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco
  • Giselle Maria dos Santos Cordeiro Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Aprendizagem em ação, Intervenção, Organização Cultural, Administração.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar intervenção realizada por estudantes de graduação em uma organização cultural do Agreste de Pernambuco como recurso de aprendizagem em ação para o curso de administração. Foi realizada entrevista e observação exploratória para identificação das necessidades da organização escolhida, elaboração de projeto de intervenção, aceite do líder da organização, realização da intervenção – composta por 3 fases principais, nomeadamente, organização de cordéis em categorias, construção de ambiente virtual para exposição de cordéis, e rearranjo de layout – e apresentação dos resultados para a comunidade organizacional e para a comunidade acadêmica. Conclui-se que por meio dessa intervenção, foi possível desenvolver conhecimento relevante para todos os envolvidos – agentes culturais, estudantes e docente – num processo de construção de significados por meio da experiência vivenciada dentro de uma organização cultural, ambiente que tem recebido pouca atenção dos estudos em administração.
Publicado
2018-07-03
Como Citar
Santos, E. C. dos, Silva, J. K. F., Campos, P. de O., & Cordeiro, G. M. dos S. (2018). Aprendizagem em Ação no Curso de Administração: Intervenção em Organização Cultural na Cidade de Caruaru-PE. TPA - Teoria E Prática Em Administração, 8(1), 75-105. https://doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i1-37355
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)