Processo de Criação de Empresas Ambientalmente Sustentáveis: Estudo de Caso em uma Microempresa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.54687

Resumo

Objetivo: analisar o processo de criação de empreendimentos ambientalmente sustentáveis. Metodologia: Tendo por base um modelo conceitual de seis fases, as etapas que permeiam a criação de empreendimentos sustentáveis são abordadas utilizando a estratégia de estudo de caso único, realizada com uma microempresa do setor turístico. Principais resultados: Com base no modelo proposto, foi possível constatar que as fases evidenciadas e que ocorrem anteriormente ao reconhecimento de oportunidades sustentáveis foram contempladas. Entretanto, a não linearidade e recursividade que compreendem tais etapas são fatores que merecem destaque. Embora o modelo sugira que (i) o conhecimento acerca do ambiente natural/ comunitário, enfatiza a capacidade de (ii) percepção de problemáticas ambientais que circundam tal ambiente e, motivados pelo interesse em ajudar a sociedade, leva empreendedores sustentáveis a (iii) reconhecerem oportunidades potenciais, o caso investigado apresentou configuração distinta. Contribuições acadêmicas: dada a escassez de estudos voltados para compreender o processo de criação de empresas ambientalmente sustentáveis, a pesquisa pode lançar luz sobre o assunto, auxiliando a preencher essa lacuna. Contribuições práticas: os resultados alcançados podem auxiliar empreendedores entrantes na prática a terem um melhor norteamento sobre quais caminhos seguir na criação de uma empresa ambientalmente sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Aparecida Ramos dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2020 - 2023) na Linha Inovação e Tecnologia. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2020). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (EGITS). Membro do Grupo de Pesquisa em Cooperação Tecnológica e Inovação Sustentável (GPCTIS). Principais interesses de pesquisa: inovação, inovação sustentável, empreendedorismo, sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, responsabilidade social corporativa e temas correlatos.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Possui Mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ (1979) e Doutorado em Administração pela Cranfield University (1996). Pós- Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007), sob supervisão de Louis Jacques Filion. Pós Doutorado em Empreendedorismo na FGV-SP (2015), sob a orientação do prof Tales Andreassi. Atuou como professora do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento em Meio Ambiente-PRODEMA da Universidade Federal de Sergipe- UFS de 1998 a 2003. Atuou como professora da Graduação e da Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná -UFPR no período de 2003 a 2009. Atuou como professora do Programa de Pós Graduação em Economia- da UFS de 2009 a 2012. Participou como coordenadora da elaboração do projeto de criação do Mestrado em Administração da UFS em 2010. Atuou como Coordenadora do Programa de Mestrado em Administração ?PROPADM da UFS de 2011 a 2013. Foi professora do Departamento de Administração e do PPGADM da UFPR de 2017 a 2020 e atualmente é professora Voluntária Permanente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Administração- PPGADM da UFPR. Bolsista de Produtividade do CNPq, atuou como consultora ad-hoc da CAPES e do CNPQ de 1998 até o presente. É membro de Conselho Editorial e parecerista de diversos periódicos. Leciona as disciplinas de Empreendedorismo e Inovação no Mestrado e a disciplina Empreendedorismo Sustentável e Inovação no Doutorado em Administração da UFPR. Área de interesse em pesquisa atuais: Empreendedorismo e Inovação, Empreendedorismo Sustentável, Empreendedorismo Social, Aprendizagem Empreendedora, Redes Sociais Empreendedoras, Empreendedorismo em Turismo; Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Administração.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Aparecida Ramos dos Santos, J., & Meira Teixeira, R. . (2020). Processo de Criação de Empresas Ambientalmente Sustentáveis: Estudo de Caso em uma Microempresa. Teoria E Prática Em Administração, 11(1), 122–135. https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.54687

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)