De equipes presenciais a equipes virtuais: organização do trabalho durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.55747Resumo
Contexto: Equipes de trabalho do Departamento de Recursos Humanos e Financeiro de uma grande empresa de bens de consumo se reorganizaram para adaptar-se ao trabalho remoto compulsório imposto pela pandemia da Covid-19. Por meio de encontros online diários, eles interagiram, aprenderam a lidar com um novo cenário, perceberam dificuldades e encontraram oportunidades. Agora, eles enfrentam a incerteza sobre em que medida essa organização do trabalho será mantida em médio e longo prazo. Objetivos de ensino: Analisar as características das equipes de trabalho, refletir sobre os fatores que facilitaram e dificultaram o desempenho das equipes virtuais, e avaliar os desafios enfrentados pelas equipes virtuais. O caso gera a reflexão sobre o trabalho em equipe presencial e virtual, bem como sobre as barreiras, facilitadores e desafios para a implantação do trabalho remoto, permitindo fomentar competências e habilidades de reconhecimento, definição e resolução de problemas, pensamento estratégico e proposições de modificações na organização do trabalho. Por evidenciar contextos e opiniões diversos, por vezes contraditórios, requer cuidadosos encaminhamentos. Fonte de dados: O caso é baseado em dados reais obtidos por meio de questionário eletrônico enviado aos colaboradores em junho de 2020. O nome da empresa foi mantido em sigilo. Apesar de os discursos serem verdadeiros, os personagens e sua interação são fictícios. Aplicação: O seu uso enquanto instrumento didático alinha-se a disciplinas relacionadas com a Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Desenvolvimento de Equipes, presentes em cursos de pós-graduação. As Notas de Ensino estabelecem objetivos educacionais, utilização do caso, plano de aula e questões para discussão em sala de aula.
Palavras-chave: caso de ensino; trabalho em equipe; equipes virtuais; comportamento organizacional; Covid-19