COVID-19: Apreciação de mudanças comportamentais com base nos preceitos do marketing social
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.58126Resumo
Objetivo do estudo: O presente estudo parte do cerne do marketing social, isto é, da alteração no comportamento dos indivíduos visando à obtenção de bem-estar social no longo prazo, para descrever o contexto de inserção das práticas de alteração do comportamento da sociedade na realidade brasileira, e relaciona as recomendações focadas no combate à pandemia do COVID-19 ao que é apregoado pelo marketing social. Metodologia: O foco nas abordagens comportamentais direcionadas ao enfrentamento da pandemia se deu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, seguindo uma estrutura lógica e reflexiva, em que se ressaltam a interpretação e a argumentação. Assim, foram enumeradas as práticas indicadas ao enfrentamento do recente surto de COVID-19, identificando aquelas que condizem com os preceitos do marketing social. Principais resultados: São apresentadas as principais recomendações relacionadas ao combate ao COVID-19, apreciações e ponderações, identificando a relação de tais recomendações às práticas de marketing social e como podem contribuir para gerar maior bem-estar no cenário de pandemia acarretado pelo COVID-19. Contribuição acadêmica: Apresenta-se como uma abordagem baseada em direitos humanos auxilia no gerenciamento de riscos e oportunidades, além de oferecer um método particularmente útil para lidar com questões desafiadoras inerentes ao marketing social, contribuindo na literatura sobre o tema. Contribuição prática: Promove-se a compreensão de como uma abordagem baseada em direitos humanos apresenta aos profissionais de marketing social um guia prático cujas implicações incluem a facilitação do reconhecimento das expectativas da sociedade brasileira e a ajuda no desenvolvimento de maneiras mais sustentáveis de abordar problemas sociais.