Consolidar um Periódico no Brasil: dos Desafios às Possibilidades

Autores

  • Diogo Henrique Helal Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.59838

Resumo

A criação de um periódico não é nada trivial: envolve muito planejamento e muita operação, muitas vezes solitária e sem apoio institucional. Neste artigo de opinião, apresento um breve resumo do meu período como editor-chefe da Teoria e Prática em Administração (TPA), entre os anos de 2012 e 2014. Além de apresentar resultados no que se refere ao número de submissões, avaliações e publicação de artigos, enfatizo os principais avanços e desafios vivenciados neste período, com destaque ao aprendizado da própria atividade de editoria, em suas atividades estratégicas e operacionais. Nas estratégicas, ressalto a importância de se conhecer e se apropriar das regras de avaliação de periódicos elaboradas pelo comitê da Administração, na CAPES, e garantir maior visibilidade para a TPA. Nos desafios operacionais, por sua vez, o saber usar o sistema da revista, e realizar os procedimentos de formatação, editoração e publicação dos artigos. Por fim, trato da editoria como fonte de capital científico, fazendo uma análise do campo acadêmico em Administração no Brasil, além de apontar dois outros desafios para os periódicos no país: a busca pelo impacto e aplicabilidade. Concluo indicando que, apesar dos avanços em nossa área no país, o benefício da ciência administrativa no Brasil é deveras desconhecido e, talvez, pouco significante para grande parcela de nossa sociedade. Os periódicos nacionais em Administração podem (e devem) contribuir para o enfrentamento desta questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Henrique Helal, Fundação Joaquim Nabuco

Doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2001 e 2003). Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Administração da UFPB. É também avaliador do Basis nos cursos superiores de tecnologia (INEP/MEC). Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) 06 - Desigualdade e Estratificação Social, da ANPOCS (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Líder do NETOP/CNPq (Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Ocupações e Profissões). Foi professor do Mestrado Acadêmico em Administração, da Faculdade Novos Horizontes. Autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Tem participado e publicado nos principais eventos acadêmico-científicos da área. É membro do conselho editorial das Revistas Gestão & Tecnologia (FPL) e Administração Pública e Gestão Social (APGS/UFV). É também revisor da RAE - Rev. de Administração de Empresas (EAESP/FGV), BAR - Brazilian Administration Review (ANPAD), Latitude (UFAL), Gestão & Planejamento (UNIFACS), RAC - Revista de Administração Contemporânea (ANPAD), Organizações & Sociedade (O&S/UFBA), Teoria & Sociedade (UFMG), Pesquisas e Práticas Psicosociais (UFSJD), Revista de Administração Mackenzie (RAM/Universidade Mackenzie), Revista Análise (PUCRS) e Revista de Administração e Inovação (RAI). Tem experiência na área de Administração e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, estudos organizacionais, desigualdade e estratificação social, administração e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Helal, D. H. (2021). Consolidar um Periódico no Brasil: dos Desafios às Possibilidades. Teoria E Prática Em Administração, 11(2), 169–173. https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.59838

Edição

Seção

Seção Especial - 10 Anos da TPA