O papel da notoriedade e da imagem da marca na relação entre o marketing nas redes sociais e a resposta ao cliente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.60982Resumo
Objetivo: o objetivo principal deste estudo foi analisar o papel mediador do reconhecimento da marca e da imagem da marca na relação entre o marketing de mídia social e a resposta do cliente no setor bancário iraniano. Metodologia: A população estatística deste estudo foi composta por bancos ativos no Irã. indústria bancária. Para determinar os membros da amostra estatística, primeiros 20 bancos ativos no setor bancário iraniano foram selecionados e, em seguida, com a ajuda do banco de dados dos bancos estudados, os respondentes dos questionários foram identificados criteriosamente pelos gerentes de marketing dos bancos . O número dessas pessoas no estudo inicial foi estimado em 1673 pessoas e, finalmente, 313 pessoas foram selecionadas usando a fórmula de Cochran como tamanho da amostra. Nesta pesquisa, o PLS-SEM foi utilizado para ajustar o modelo conceitual de pesquisa e testar as hipóteses. Resultados: Os resultados do teste das hipóteses de pesquisa mostraram que o marketing de mídia social tem um efeito positivo e significativo na resposta do cliente, no reconhecimento e na imagem da marca. Além disso, os resultados mostraram que a variável conhecimento da marca e imagem da marca tem um papel mediador nesse sentido. Além disso, o marketing de mídia social afeta positivamente a meta de resposta do cliente por meio do reconhecimento e da imagem da marca. Contribuições: O planejamento adequado no desenvolvimento e institucionalização do reconhecimento e imagem da marca permite que os bancos sejam capazes de influenciar efetivamente as respostas positivas dos clientes e, nesse ínterim, o papel das mídias sociais pode ser muito decisivo.