Os efeitos da pandemia de COVID-19 em startups
Colocando as estratégias de causation, effectuation e crucible em prática
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.62110Resumo
Objetivo: Empresas em todo o mundo foram desafiadas pela crise sem precedentes causada pela pandemia da COVID-19. Embora vários estudos tenham sido realizados para entender como as empresas estão sobrevivendo a esses desafios, pouca atenção tem sido dada às estratégias de sobrevivência entre as startups. Esta pesquisa pretende preencher essa lacuna, explorando como as startups colocaram em prática estratégias de causation, effectuation e/ou crucible na tentativa de garantir a sobrevivência de seus negócios. Design/metodologia/abordagem: Aplicando uma abordagem indutiva, esta pesquisa usa estudos descritivos e comparativos de 3 casos de três startups brasileiras. Resultados: Os principais descobertas revelam que: (i) as startups foram capazes de criar efeitos positivos a partir da pandemia de COVID-19 após adotarem diferentes conjuntos de estratégias de causation, effectuation e crucible; (ii) o surgimento do conceito Reborn Epidemic Company foi desenvolvido uma vez que as startups começaram a gerar receita após as mudanças implementadas devido aos efeitos da pandemia; (iii) estratégias crucible foram implementadas com sucesso pela startup 2 ao redesenhar totalmente o negócio e reorientar seu produto para um nicho de mercado completamente novo. Originalidade: Os achados corroboram o paradigma emergente da Economia de Baixo Contato. Contribuições teóricas e práticas são abordadas, bem como sugestões para pesquisas futuras.