Ecossistema de serviço da economia compartilhada

Uma discussão teórica e aproximação entre a lógica dominante de serviço e a economia do compartilhamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.62301

Resumo

Objetivo: Este estudo realiza uma reflexão teórica sobre a estrutura de ecossistemas de serviço da economia compartilhada e como o valor é cocriado através desse sistema. Método/Abordagem: A abordagem foi desenvolvida a partir de uma revisão da literatura sobre a lógica dominante de serviço e seus conceitos-chaves, tais como cocriação de valor e ecossistemas de serviço, e referente a Economia Compartilhada. Resultados: Os resultados sugerem que o ambiente dinâmico que configura a economia compartilhada pode ser compreendido a partir da visão de ecossistemas de serviço, observando-se seis atores que compõe tal estrutura sistemática e que estão interligados por fundamentos institucionais formais e informais que são compartilhados durante o processo de serviço. Contribuições: Este ensaio tem como principal contribuição a construção de um modelo que permite a compreensão da dinâmica e das relações existentes no ecossistema de serviço de economias baseadas em plataformas, sendo tal estrutura discutida e analisada a partir dos níveis de agregação do ecossistema. Além disso, seis proposições foram delineadas e poderão oferecer embasamento para novos estudos empíricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikaela Daiane Prestes Floriano, Universidade Federal do Pampa

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa. Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Floriano, M. D. P. (2022). Ecossistema de serviço da economia compartilhada: Uma discussão teórica e aproximação entre a lógica dominante de serviço e a economia do compartilhamento. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.62301

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)