Antecedentes da intenção de reduzir o desperdício de alimentos

Um estudo meta-analítico

Autores

  • Patrícia de Oliveira Campos Federal University of Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-9304-9337
  • Maria Raíza Ferreira de Moura Universidade Federal de Pernambuco
  • Marconi Freitas da Costa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.64152

Resumo

Objetivo: Tendo em vista os resultados contraditórios encontrados na literatura existente, este estudo tem como objetivo analisar o efeito global da atitude, controle comportamental percebido e normas subjetivas na intenção de reduzir o desperdício de alimentos. Método: Foi realizado um estudo meta-analítico. Foram examinados 25 artigos empíricos, com um total de 67 tamanhos de efeito e uma amostra cumulativa de 30.960 consumidores. Resultados: Os principais resultados revelam uma relação positiva consistente entre atitude, controle comportamental percebido, normas subjetivas e a intenção de reduzir o desperdício de alimentos. Além disso, o tamanho de efeito tende a ser maior na relação entre as normas subjetivas e a intenção de reduzir o desperdício de alimentos em amostras compostas por não estudantes. Contribuições teóricas: Este estudo revela o efeito global da atitude, controle comportamental percebido e normas subjetivas na intenção de reduzir o desperdício de alimentos. A principal contribuição deste trabalho foi analisar resultados contraditórios de pesquisas anteriores e revelar efeitos globais generalizáveis dos antecedentes da intenção de reduzir o desperdício de alimentos. Contribuições práticas: Em resumo, instituições de ensino públicas e privadas, em parceria com órgãos governamentais estaduais ou federais, poderiam propor oficinas e elaborar cartilhas educativas on-line para estimular a redução do desperdício de alimentos. Além disso, a divulgação de instruções precisas sobre como reduzir o desperdício pode tornar as respectivas tarefas mais tangíveis para os consumidores, facilitando a sua execução. Profissionais de marketing também podem delinear estratégias para reduzir o desperdício de alimentos, como vender alimentos feios que ainda são adequados para consumo humano. Tais estratégias devem ser segmentadas de acordo com o perfil dos consumidores. Por exemplo, aqueles mais sensíveis às causas ambientais (por exemplo, ativistas ambientais) podem estar mais dispostos a reduzir o desperdício de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (Brasil). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. Editor-chefe da CBR - Consumer Behavior Review. É membro fundador da SCORAI - Pesquisa, Ação e Iniciativa de Consumo Sustentável no Brasil. Áreas de interesse: Bem-estar do consumidor, com ênfase na tomada de decisões para: consumo sustentável, saúde e consumo alimentar e finanças pessoais, utilizando desenhos experimentais e análise multivariada de dados.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

de Oliveira Campos, P., Ferreira de Moura, M. R., & Freitas da Costa, M. (2023). Antecedentes da intenção de reduzir o desperdício de alimentos: Um estudo meta-analítico. Teoria E Prática Em Administração, 13(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.64152

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)