Competências de liderança para a cultura inovativa na gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.64604Resumo
Objetivo: Identificar competências de liderança que estimulem práticas inovadoras em uma Instituição de Ensino Superior Federal. Metodologia/Abordagem: A pesquisa adotou revisão bibliográfica para subsidiar a formação de um conjunto de competências de liderança voltadas ao desenvolvimento de ações inovadoras em organizações públicas. Posteriormente, foi realizada entrevistas com gestores vinculados à unidade de pesquisa (experts) com o propósito de avaliar a aderência das competências ao contexto universitário. Finalmente, os elementos de análise foram categorizados em dimensões - participação, relacionamento, e reconhecimento – e compuseram os formulários eletrônicos (survey) aplicados a amostra aleatória (N) de 96 servidores públicos: docentes e técnicos-administrativos em educação (TAE). Principais resultados: Sob o enfoque teórico, o estudo possibilitou evidenciar que o estilo de liderança transformacional é o que mais se aproxima das competências necessárias para propiciar uma cultura inovativa em instituições públicas. Sob o enfoque empírico, a opinião dos participantes evidenciou que há nítida dissonância entre a percepção de docentes e TAE no tocante às dimensões “participação” e “reconhecimento”. Em contrapartida, observou-se equidade na dimensão “relacionamento”, algo que se mostra positivo aos líderes para instituir ações inovadoras que envolvam a coletividade. Contribuições acadêmicas: O potencial de inovação em organizações públicas está diretamente associado ao fortalecimento da participação coletiva de equipes na formulação de estratégias e nas tomadas de decisões e, nesse sentido, o estudo se mostra sugestivo para pesquisas em instituições que ensejam fortalecer a cultura inovativa. Contribuições práticas: O estudo suscita reflexões sobre a gestão de pessoas e oportuniza o planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento de lideranças na unidade de pesquisa.