Enfrentamento de Barreiras de Carreira entre Universitários de Negócios e Administração: o Papel do Apoio Social Emocional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n1.66453Palavras-chave:
carreira, contexto, barreiras, apoio social, universitáriosResumo
Objetivo: Esta pesquisa objetivou verificar o efeito das percepções de barreiras de carreira sobre as estratégias funcionais de enfrentamento, por meio da autoeficácia na formação superior e do apoio social emocional, entre estudantes universitários. Metodologia: Os participantes foram 163 graduandos da área de Negócios e Administração vinculados a instituições da região sudeste no Brasil. A pesquisa foi do tipo survey, com coleta presencial e on-line, e em instituições de educação públicas e privadas. Os procedimentos de análise contemplaram estatísticas descritivas, análises fatoriais e processos condicionais de mediação. Principais resultados: Os resultados principais revelaram que as influências contextuais analisadas impactam de formas distintas as estratégias funcionais de enfrentamento. Barreiras impactaram apenas indiretamente, e apoio social impactou diretamente. Contribuições acadêmicas: Ao contrário do que é assumido pela teoria de embasamento, a autoeficácia não teve papel mediador na relação entre barreiras e enfrentamento. Por sua vez, como contribuição teórica, o apoio social emocional teve papel mediador na relação, e foi preditor da autoeficácia no modelo de mediação seriada. Contribuições práticas: Ao considerar o cenário de desafios da transição universidade ao universo do trabalho, é destacada a importância do apoio social para ações de enfrentamento funcional de barreiras. Conclui-se que o enfrentamento de barreiras contextuais não deve ser gerenciado unicamente na ação do próprio indivíduo, e o apoio social aprimora o autogerenciamento da carreira pelos universitários.
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