Seleção de Artigos para o dossiê temático: Economia solidária: mecanismo de gestão social e de transformações econômica e tecnológica

14-02-2022

Organizadores:

Daniel Francisco Nagao Menezes - nagao.menezes@gmail.com

Dayvid Souza Santos – agrodayvid@gmail.com

Isaías Albertin de Moraes – isaias.a.moraes@unesp.br

Leandro Pereira Morais – lpmorais@gmail.com

 

Apresentação do tema

 

A Economia Solidária e suas multifaces tem possibilitado nas últimas décadas o surgimento de novos arranjos produtivos baseados em relações de trabalho fundadas no associativismo e na autogestão, numa construção social que articula os processos necessários à reprodução da vida de modo ambientalmente sustentável, inclusivo e sustentado.

 

Novos desafios são postos para este embrionário sistema de relações, em face da particular crise que a humanidade enfrenta. O momento atual é marcado por uma crise econômica sem precedentes, considerada a sua profundidade, duração, abrangência e características peculiares; combinada com uma grave crise sanitária mundial, que já levou a óbito, mas de 1 milhão de pessoas em todo o globo. Nestesentido, torna-se indispensável compreendermos o comportamento dos pequenosarranjos econômicos solidários no âmbito desta crise, seja na perspectiva demanutenção dos empreendimentos e da sustentação financeira daqueles que poucopossuem reservas financeiras ou patrimoniais para atravessar este contexto, seja naperspectiva de aprofundamento dos laços solidários para o enfrentamento da doença.Neste sentido, esta chamada objetiva reunir no dossiê, textos que discutam, comcontribuições que podem vir das distintas áreas do conhecimento, os mecanismosutilizados pela a economia solidária para garantir a subsistência das famílias afetadaspela PANDEMIA do COVID-19 no Brasil. Para estímulo às contribuições, mencionamos a seguir aspectos e eixos de reflexão que poderiam ser abordados em artigos do dossiê:

 

  1. Gestão social –
  2. Desenvolvimento tecnológico e inovação –
  3. Tecnologias sociais –
  4. Auto gestão –
  5. Geração de trabalho e renda –
  6. Finanças solidárias –
  7. Cooperativismos de crédito solidário –
  8. Bancos comunitários –

 

 

Cronograma

 

Lançamento do edital  

14/02/2022

Data limite de submissão de artigos  

01/06/2022

Avaliação dos artigos pelos pares  

02/06 a 05/07/2022

Prazo máximo para comunicação aos autores para ajustes  

10/07/2022

Publicação em versão eletrônica (previsão)  

23/12/2022

 

 

Critérios de Seleção

 

Os artigos devem seguir estritamente as orientações da Revista da ABET, descritas no seguinte link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/abet/about/submissionsa. Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês.

  1. Os artigos que atenderem as normas estabelecidas neste edital serão submetidos para avaliação pelo método double blind (sem identificação dosautores e com parecer de dois especialistas).
  2. Serão selecionados os artigos que obtiverem melhor classificação pelospareceristas, buscando priorizar a diversidade de enfoques, métodos eperspectivas teóricas.
  3. Os artigos devem ser submetidos pelo site da Revista da Abet: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/abet/index. na seção Dossiê Economia solidária: mecanismo de gestão social e de transformações. 

 

OBS: A Revista continua a receber artigos sobre os mais diversos temas relacionados ao mundo do trabalho em fluxo contínuo Secretaria da Revista da ABET:

revistadaabet@gmail.com (Tiago Cardoso)

 

 

05 de janeiro de 2021.

Presidente da ABET:

Renata Dutra

 

Equipe Editorial

Adalberto Moreira Cardoso

Maria Aparecida Bridi

Ana Paula D’Avila

Mariana Bettega Braunert