A CAMPANHA PARA SINDICALIZAR UMA EMPRESA DE FAST-FOOD NA NOVA ZELÂNDIA
Resumo
Este trabalho procura analisar a campanha do sindicato neozelandês Unite para sindicalizar a empresa de
fast-food Restaurant Brands, dona das lojas do KFC, Pizza Hut e Starbucks no país. A pesquisa foi feita por meio de uma análise da cobertura da campanha pela imprensa, publicações do sindicato, dados da própria empresa e uma entrevista com um dirigente sindical. O Unite conseguiu filiar um grupo de trabalhadores marginalizados e criou apoio público em favor dos trabalhadores de fast-food usando a popularidade das marcas das empresas para chamar a atenção na imprensa contra os problemas trabalhistas que elas perpetuavam e pressionar o governo para aumentar as mínimas condições legais prevista pela legislação trabalhista que definem os contratos de trabalho no setor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.