ECONOMIA SOLIDÁRIA E A CONTROVÉRSIA CRISE DA CACAUICULTURA NO TERRITÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA

  • Dayvid Souza Santos Universidade Federal da Bahia
  • Ricardo de Araújo Kalid Universidade Federal da Bahia
  • Fernando Luiz Pellegrini Pessoa CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI/CIMATEC-BA
  • Socrates Jacobo Moquete Guzman Universidade Estadual de Santa Cruz-BA

Resumo

Os Indicadores Sociais IDH e GINI são ferramentas de suma importâcia para realizar comparações e análises das evoluções dos fatores socioeconomicos, no Território Litoral Sul da Bahia. (TLS). Esses índices apontam uma melhora nas 26 cidades nas últimas duas décadas, contrariando a maior parte da literatura vigente que apregoa a existência de uma crise prolongada. Nesse mesmo período, no TLS inúmeras experiências de produção coletivas emergiram, dando forma à economia solidária, trazendo consigo ideias de solidariedade, autogestão, entre outras. Todavia, este artigo apresenta uma análise envolvendo 147 empreendimentos econômicos solidários diagnosticados no TLS, nos quais as políticas sociais incidiram substancialmente no progresso desses empreendimentos e no desenvolvimento territorial. O caráter metodológico da pesquisa é o dedutivo, com investigação de cunho descritiva e analítica. Os resultados apontam para existência de empreendimentos com baixo uso de tecnologias modernas no processo produtivo, gerando, dessa forma, pouca renda para os empreendimentos pesquisados.

Biografia do Autor

Dayvid Souza Santos, Universidade Federal da Bahia

FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO, ESPECIALISTA EM GESTAL DO DESENVOLVIMENTO TERRTITORAL - CIAGS/UFBA, MESTRE EM ENGENHARIA INDUSTRIAL - PEI/UFBA, DOUTORANDO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL - PEI/UFBA

Ricardo de Araújo Kalid, Universidade Federal da Bahia

POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, PROFESSOR ASSOCIADO IV DA UFSB, DOUTOR EM ENGENHARIA QUIMICA PELA USP,PESQUISADOR EMÉRITO DO CNPQ

Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI/CIMATEC-BA

POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, DOUTOR EM ENGENHARIA QUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E UNIVERSIDADE DE LYNGBY (DINAMARCA),PESQUISADOR 1 (CNPQ).

Socrates Jacobo Moquete Guzman, Universidade Estadual de Santa Cruz-BA

Possui graduação em Economia - Universidad Autónoma de Santo Domingo (1989), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Publicado
2021-01-20