A Revista da ABET resulta do esforço da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e constitui-se em importante espaço para a divulgação de pesquisas e estudos sobre o trabalho a partir das diferentes áreas do conhecimento. Cada número traz um conjunto de artigos de pesquisadores e pesquisadoras que se debruçam sobre diferentes questões e prismas relacionados ao trabalho, aos trabalhadores, às dinâmicas econômicas, políticas, históricas, demográficas e sociais tanto locais e/ou regionais, quanto nacionais e/ou globais.

Neste número, publicamos o dossiê Trabalho coletivo autogestionário na América Latina: virtudes, fragilidades e ambiguidades das lutas por outros modos de reproduzir a vida, organizado por Edson Caetano, Flávia Almeida Pita, Ibrahin Amhed León Tellez, José Raimundo Oliveira Lima e Raúl Gonzalez Meyer. Composto por oito artigos, em sua maioria baseados em estudos empíricos, o dossiê traz importantes reflexões sobre experiências concretas de organizações coletivas alternativas na América Latina, convencionalmente denominadas de economia solidária.


Essas reflexões, como ressaltado pelos organizadores na apresentação do dossiê, se fazem especialmente pertinentes e necessárias diante do atual contexto pandêmico, no qual as desigualdades produzidas pelo sistema capitalista hegemônico são ainda mais agudizadas. Além dos artigos que compõem o dossiê, o número publica cinco artigos enviados na modalidade fluxo contínuo, e duas resenhas, que abordam também o tema da economia solidária, além de outros temas relevantes e atuais, como trabalho escravo, terceirização e segmentação salarial

Publicado: 2021-01-20

Dossiê: Trabalho coletivo autogestionário na América Latina