ECONOMIA SOLIDÁRIA, TRABALHO DECENTE E OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFs)

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DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.66135

Resumo

O texto explora as distintas bases epistemológicas, no sentido de origens dos respectivos construtos teórico-práticos, da Economia Solidária e do Trabalho Decente na perspectiva da atuação institucional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), levando em conta os fundamentos da Educação Profissional e os conceitos de Tecnologia Social, Inovação Tecnológica e Extensão Tecnológica. O texto aborda os limites e convergências entre distintos aportes, explorando até que ponto e em que aspectos podem se combinar, e de que forma tais abordagens podem ser úteis ao mister educacional dos IFs, bem como, em uma via de mão dupla, qual a potencial contribuição dos institutos para o desenvolvimento da economia solidária e do trabalho decente.

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Biografia do Autor

Tatiana Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Professora Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Professora do IFBaiano

Carlos Alex Cypriano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Nilton Vasconcelos, IFBa

Professor Titular Sênior do Instituto Federal da Bahia (IFBA)

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Publicado

15-07-2024

Como Citar

Reis, T., Cypriano, C. A., & Vasconcelos, N. (2024). ECONOMIA SOLIDÁRIA, TRABALHO DECENTE E OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFs). Revista Da ABET, 23(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.66135