“VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?”

O BOLSISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO E OS EFEITOS DO NEOLIBERALISMO NAS CONDIÇÕES PRECARIZADAS E PRECARIZANTES DO TRABALHO ACADÊMICO

Authors

  • Camila Ribeiro de Almeida Rezende Programa de Pós-graduação em Sociologia UFPR
  • Camila Sailer Rafanhim Programa de Pós-graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n1.60850

Abstract

Postgraduate scholarship fellows are institutionally framed as students, not as workers. They do not have labour rights like the wage earners. Denying salaried-citizenship to most Brazilian scientists is a way of intensifying the neoliberal dynamics that makes academic work precarious at the meso (institutional) level, but also makes the trust and social value of science precarious at the macro level - which is structured and structures micro relations. This precariousness corroborates a socially shared imaginary of the scientist as someone who "does not work" and of science as something "unreliable". Our aim in this paper is to reflect on how neoliberalism structures this imaginary - symbolically, emotionally and materially - and how it interferes in the spheres of law and citizenship. For this, data was collected from a digital ethnography of discourses reproduced in the social media Instagram, Twitter and blogs.

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Author Biographies

Camila Ribeiro de Almeida Rezende, Programa de Pós-graduação em Sociologia UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná [bolsista Capes]. Mestra em Artes (Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares) pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015-2017) [com bolsa integral Pro-PG / UFJF de estágio docência]. Graduou-se mesma na instituição como Bacharela em Artes e Design (2010-2014), com período de intercâmbio acadêmico em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Portugal [com bolsa da Secretaria de Relações Internacionais da UFJF]. É pesquisadora nas áreas de Arte, Sociologia e Antropologia do corpo e da escrita. Investigou no mestrado como popular entre fisiculturismo, arte e literatura, focando nas intersecções entre o corpo e o texto. Atualmente não há doutorado, investiga escrita acadêmica e processos criativos, com ênfase no corpo e nas emoções. Em 2019 foi coordenadora de atividades formativas e assessora de escrita acadêmica no primeiro centro de redação do Brasil - o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É também Integrante do grupo de pesquisa Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira em parceria com a University of Oxford e a University of Nottingham.

Camila Sailer Rafanhim, Programa de Pós-graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista CAPES desde 2018. Doutorado Sanduíche no International Center of Development and Decent Work (ICDD) na Universidade de Kassel (Alemanha). Mestra em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário UNIBRASIL, tendo sido aprovada com distinção e louvor. Realizou estágio de pesquisa no Institut für Europäische Arbeitsrecht und Arbeitsbeziehungen da Universidade de Trier (Alemanha), no período de dezembro de 2013 a janeiro de 2014. Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (2013). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2010). Professora licenciada das Faculdades Integradas do Brasil(Unibrasil) e Professora convidada de cursos de especialização. É advogada prestadora de serviços a sindicatos de servidores públicos e trabalhadores.

Published

2023-08-15

How to Cite

Rezende, C. R. de A., & Rafanhim, C. S. . (2023). “VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?” : O BOLSISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO E OS EFEITOS DO NEOLIBERALISMO NAS CONDIÇÕES PRECARIZADAS E PRECARIZANTES DO TRABALHO ACADÊMICO. Revista Da ABET, 22(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n1.60850