RELAÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA NOS ANOS 1950 EM SÃO PAULO: O CASO DA COMPANHIA MARISTELA
Resumen
o objetivo deste trabalho é apresentar o caso histórico da Companhia Cinematográfica Marisrela e os conflitos enfrentados nas relações trabalhistas na indústria cinemarogrãfica paulista dos anos 1950. Para compreender esse contexto, indicaremos alguns aspectos das relações entre burguesia paulista, mecenaro cultural e cultura cinematográfica da capital. A incipiência da indústria cinematográfica paulista. inserida no impulso do mercado cultural proporcionado pelo crescimento da classe média paulista no pós-guetra, representou a petspectiva de constituição de um mercado de trabalho para técnicos, artistas, produtores c outros profissionais da área. Surgem, assim, os clubes de cinema, ilustrando o crescente interesse dos intelectuais pela sétima arte. Neste período em que o cinema ganhou espaços instirucionais na cultura paulista e nacional. surgiu a Maristeia. O retomo do capital investido dos primeiros filmes foi insarisfarório, provocando um quadro de crise financeira. desencadeando conflitos no âmbito das relações trabalhistas. Dos cerca de 150 funcionários, quase cem foram demitidos, tendo havido também comoção pública em tomo do episódio. A partir das reivindicações dos funcionários. mencionaremos em que medida suas alegações escavam fundadas na CL T e quais as limitações da indústria cinematográfica refletidas no caso da Companhia Marisrela.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.