EFEITO DA EDUCAÇÃO SOBRE OS RENDIMENTOS DO TRABALHO PRINCIPAL DOS TRABALHADORES FORMAIS BRASILEIROS: uma análise via pseudo-painel

a pseudo-panel analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.64880

Resumo

Este trabalho analisa, baseado na equação minceriana, o retorno salarial à educação para trabalhadores formais no Brasil. O efeito da educação sobre os rendimentos do trabalho principal foi modelado em um intervalo de vinte anos controlando os vieses de heterogeneidade não observada e de seleção amostral. Para tal, foram empilhados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos 1995 e 2015. Após a aplicação, dois estágios de Heckman e os resultados apontaram um retorno crescente do prêmio da educação nos níveis de ensino analisados para homens e mulheres, mas, de maneira geral, o retorno da educação apresentou queda ao longo do tempo. Analisando o impacto por setores da economia, observou-se que o setor agrícola foi o mais penalizado e que houve diminuição do prêmio da educação para os homens em todos os setores, em 2015, enquanto, para as mulheres, constatou-se um acréscimo salarial em grande parte dos setores, ajudando a reduzir o gap salarial existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wiron José Saraiva Matos, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduação em Ciências Econômicas pela UFV. Durante a graduação atuei pela Empresa Júnior de Economia (EJESC-UFV) e pela Liga Universitária Viçosense de Esportes (LUVE-UFV).

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa.

Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Possui doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é Professor Associado II do Departamento de Economia da UFV e trabalha com Desenvolvimento Econômico, particularmente com os seguintes temas: criminalidade, saúde, educação e pobreza.

Rafael Faria de Abreu Campos, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada (2021) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG), Mestre em Economia Aplicada (2016) pela Universidade Federal de Viçosa (PPGEA/UFV), Bacharel em Ciências Econômicas (2014) pela Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV) e Técnico em Administração de Empresas (2008), com ênfase em Gestão de Negócios, pelo Centro de Educação Tecnológica Gal. Edmundo de Macedo Soares e Silva da Fundação Companhia Siderúrgica Nacional (CET/Fundação CSN). Atualmente, Professor no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa), Pós-Doutorando em Economia Aplicada no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), Pesquisador do Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada do Cedeplar-UFMG (Nemea/Cedeplar-UFMG) e do Grupo de Inovação e Desenvolvimento (Gpid) no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV), e Coordenador do Urban and Regional Economics Working Group (URE-WG) na Young Scholars Initiative of Institute for New Economic Thinking (YSI/INET). Foi Professor (2022) no Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia), Professor Substituto (2020-2022) na Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV), Visiting Scholar pela Fulbright (2018-2019) no Regional Economics Applications Laboratory at the University of Illinois at Urbana-Champaign (REAL/UIUC), Consultor (2017-2018) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Projeto Rural Sustentável (PRS) e Pesquisador (2016-2017) da Sub-Rede de Economia na Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). Possui experiência em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada via, principalmente, Modelagem Baseada em Agentes, Dinâmica de Sistemas, Análise de Redes Sociais, Equilíbrio Geral Computável e Métodos Quantitativos. Área de atuação: Economia dos Recursos Naturais e Ambientais.

Downloads

Publicado

17-09-2024

Como Citar

Saraiva Matos, W. J., da Cunha Cassuce, F. C., Camargos Teixeira, E., & Faria de Abreu Campos, R. (2024). EFEITO DA EDUCAÇÃO SOBRE OS RENDIMENTOS DO TRABALHO PRINCIPAL DOS TRABALHADORES FORMAIS BRASILEIROS: uma análise via pseudo-painel: a pseudo-panel analysis. Revista Da ABET, 23(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.64880