PLANO DE MARKETING - COMPROMISSO NA BUSCA DE RESULTADOS: ENTRE O SABER E O FAZER NO ARQUIVO CENTRAL DO IFPB[1]

Autores

  • Sildete Pereira da Silva IFPB
  • Edna Gomes Pinheiro UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n1.35869

Palavras-chave:

Marketing em unidades de informação. Plano de Marketing. Arquivo institucional.

Resumo

Enfatiza o plano de marketing como uma ferramenta de gestão que possibilita os arquivos institucionais tomar decisões com relação a objetivos, metas, ações de divulgação e comunicação necessárias para a satisfação de seus usuários. Constrói a fundamentação teórica com informações sobre arquivo e documento. Elege a importância do marketing para a gestão de unidade de informação, especialmente, os arquivos. Ressalta a relevância do composto de marketing, e do plano de marketing.  Traz uma análise situacional do Arquivo Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus/João Pessoa. Detecta problemas enfrentados nessa unidade de informação e, a partir deles elaborar um plano de marketing com a finalidade de orientar as estratégias e as ações para melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços ofertados por esse órgão. Aponta que nesse sentido o plano desenvolvido aborda três pontos essenciais: atendimento, estrutura espacial, implantação da digitalização de documentos versus criação do programa de Gerenciamento Eletrônico de Documentos–GED. É uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, de natureza quanti-qualitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados.  Conclui que os arquivos para obter o grau de excelência na gestão, precisam aderir às novas ferramentas do mercado, especialmente, aderir ao marketing como recurso para melhorar seus serviços, e sua relação usuário-organização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sildete Pereira da Silva, IFPB

Arquivista, formada pelo Curso de Arquivologia da UFPB

Edna Gomes Pinheiro, UFPB

Professora Adjunta do DCI/CCSA/UFPB – Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais -

Referências

AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing: um roteiro para a ação. 2. ed. São Paulo:

Pearson Education do Brasil, 2012.

ARAÚJO, Alzira Karla de. Plano de marketing elaborado e apresentado na disciplina, “Marketing em Unidade de Informação”. João Pessoa, 2014.(anotações de sala de aula)

BOONE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. 12. ed. São Paulo, 2011.

BASTA, Darci et al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Cp. 3: Elementos do composto de marketing, p.33-49.

CHURCHIL JR., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.

COBRA, Marcos. Marketing Competitivo. São Paulo: Atlas, 1993.

CORRÊA; W. C. S.; CAMPOS, K. G. S. B. Marketing esportivo como estratégia de incremento na construção e consolidação da marca. 2008. Dissertação (PósGraduação em Marketing com Responsabilidade Social) - Centro Universitário de Caratinga, Caratinga.

FERREL, O.O; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Thompson, 2005.

KOTLER, Phillip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

_____; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas, 1992.

MACHADO, Carolina de M. N, et al. Os 4 P’s do Marketing: uma Análise em uma Empresa Familiar do Ramo de Serviços do Norte do Rio Grande do Sul. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/32016481.pdf >. Acesso em: 29 mar. 2016.

OTTONI, Heloisa Maria. Bases do marketing para unidades de informação. Ciência da Informação, v. 25, n.2, 1995. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/433/391>. Acesso em: 19 fev. 2016.

RIBEIRO, L V M. O Processo de Marketing na Biblioteca Ferreira Gullar do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. São Luiz, 2010. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/MONOGRAFIA%20%20BIBLIO%20LARISS (1).pdf>. Acesso em: 22 fev. 2016.

SHIRAISHI, G. F; CAMPOMAR, M. Cortez. Atividade de marketing em organizações sem fins lucrativos: um estudo exploratório em entidades ambientalista. Revista Pensamento e Realidade, v. 26, n. 2, 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7867>. Acesso em: 01 jun. 2016.

Downloads

Publicado

25-08-2017

Como Citar

SILVA, S. P. da; PINHEIRO, E. G. PLANO DE MARKETING - COMPROMISSO NA BUSCA DE RESULTADOS: ENTRE O SABER E O FAZER NO ARQUIVO CENTRAL DO IFPB[1]. Archeion Online, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 108–132, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n1.35869. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/35869. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa