Recomendações da Diplomática para o uso de documentos arquivísticos digitais nas plataformas do tipo blockchain

Autores

  • Cynthia Giovania Fernandes do Nascimento UEPB
  • Sânderson Lopes Dorneles Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2020v7n2.52500

Resumo

Os avanços tecnológicos ocorridos no século XXI, influenciaram na forma como as pessoas vem registrando as suas informações, ocorre que cada vez mais sistemas do tipo Blockchain são desenvolvidos para oferecer praticidade, rapidez, segurança e transparência no momento do registro suas informações. Diante desse contexto, diversos documentos estão sendo produzidos sem as devidas orientações estabelecidas pela Diplomática para que possam ter a sua autenticidade, fidedignidades e preservação garantidas. Portanto, o objetivo do trabalho o de é investigar, através dos fundamentos da Diplomática, como garantir a autenticidade, fidedignidade e preservação de documentos arquivísticos digitais utilizados nas plataformas do tipo Blockchain. Para isso, utilizou-se a revisão sistemática da literatura somada a uma análise de casos de utilização de plataformas do tipo Blockchain. A partir dos estudos, foi possível sugerir recomendações para tratar os documentos arquivísticos digitais inseridos no sistema estudado. Tais orientações referem-se ao modelo de implementação estrutura arquivística, as normas para a criação de sistema de gerenciamento arquivístico de documentos de valor corrente e intermediário e de preservação de documentos de valor intermediário e permanente e o modelo metadados para o gerenciamento arquivístico de documento e o modelo de Padrão de metadados para gerenciamento arquivístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Giovania Fernandes do Nascimento, UEPB

Graduada em Arquivologia pela UEPB

Sânderson Lopes Dorneles, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE, Arquivista pela UFSM, e atua com Arquivista do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE

Downloads

Publicado

30-06-2020

Como Citar

FERNANDES DO NASCIMENTO, C. G. .; DORNELES, S. L. Recomendações da Diplomática para o uso de documentos arquivísticos digitais nas plataformas do tipo blockchain. Archeion Online, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 26–42, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v7n2.52500. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/52500. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)