EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUIVO ESCOLAR

Autores

  • Fernanda da Silva Rodrigues Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Priscila Ribeiro Gomes UNIRIO

Palavras-chave:

Arquivologia, Educação, Educação Patrimonial, Arquivo Escolar, Interdisciplinaridade, Memória, pedagogia dialética, mediação.

Resumo

O artigo faz parte de reflexões empreendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que buscamos explorar dois fios de entrelaçamento entre a Arquivologia e a Educação. Baseados nessa tessitura, chamamos atenção para a Educação Patrimonial e para os Arquivos escolares enquanto dois eixos que necessitam ser aprofundados pela Arquivologia, sejam de forma teórica, através de revisão de literatura ou explorados empiricamente. Deste modo, defendemos que há uma necessidade de aproximação entre as duas áreas, sobretudo por acreditarmos no caráter interdisciplinar da Arquivologia. No que tange a Educação Patrimonial destacamos que a mesma é uma importante metodologia de aproximação entre os campos a partir dos usos dos arquivos, possibilitando que os arquivistas possam difundir os acervos e os documentos para o público, contribuindo, inclusive, nos processos de ensino e aprendizagem. Relativo ao arquivo escolar, procuramos demonstrar o seu valor social, através da abordagem da sua construção enquanto objeto de estudo, suas possibilidades e usos, e a necessidade da sua preservação e gestão. Nesse sentido, procuramos por meio de uma discussão teórica destacar a importância de uma aproximação entre os campos, de modo a contribuir para futuros trabalhos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, S. A. Educação patrimonial e ensino de história - conhecendo Rondonópolis através do patrimônio histórico e cultural - um guia educacional como proposta. In: XXIX Simpósio Nacional de História: contra preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX. Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília-DF, 2017.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/dicionrio_de_terminologia_arquivistica.pdf. Acesso 18 jun. 2021.

BARROS, José Costa D’ Assunção. Escola dos Annales: considerações sobre a História do Movimento. Revista História em Reflexão, v.. 4 n. 8, jul/dez 2010. p. 1-29. Disponível em http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/viewFile/953/588. Acesso em 06 jun. 2021.

BARROSO, J. Cultura, cultura escolar, cultura de escola. Princípios Gerais da Administração

Escolar, v. 1, 2012. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/ handle/123456789/65262. Acesso em: 28 jun. 2021.

BELLOTTO, H. Difusão Editorial, Cultural e Educativa. In: BELLOTTO, H. Arquivos Permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p. 227-247. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/difusao/curso_usp/AULA_7_Bellotto_Difusao.pdf. Acesso em: 18 jun. 2021.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os Arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de história da educação, n. 10 jul/dez, 2005. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38652. Acesso em: 04 jul. 2021.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales. São Paulo: UNESP, 1990.

CARLOS, A. L. G. Arquivos escolares e ensino de história: interlocuções possíveis. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 4, p. 282-293, 2012. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/31624/20870. Acesso 10 jul. 2021.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa, DIFEL; Rio de Janeiro, Bertrand do Brasil, 1990.

DOSSE, François. A história em Migalhas: dos Annales à nova história. Tradução Dulce da Silva Ramos; prefácio Elias Thomé Saliba. 3ª ed., 2ª reimp. São Paulo: Ensaio; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2004. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000100008. Acesso em 10 jun.2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FURTADO, Alessandra C. Os arquivos escolares e sua documentação: possibilidades e limites para a pesquisa em História da Educação. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 145-159, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42357. Acesso em: 04 jul. 2021.

GIL, Carmem Zeli de Vargas. Arquivos escolares e ensino de História. Revista Criar Educação, v. 1, p. 1-13, 2012. Disponível em http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/864/817. Acesso em 07 jun. 2021.

GOMES, Priscila; MONTEIRO, Magno. Arquivo e escola: buscando ações extensionistas como possibilidade de aproximação. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 10, p. 61-80, 2016. Disponível em: http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/wp-content/uploads/2016/11/e10_a03.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

JARDIM, José Maria. A pesquisa em Arquivologia: um cenário em construção. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 135-153. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/estudos_avancados_arquivologia.pdf. Acesso em: 04 jul. 2021.

JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 2001. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195.

HORTA, Matia de Lourdes Pareiras; MONTEIRO, Adriane Queiroz; GRUMBERG, Evelina. Guia Básico de Educação Patrimonial. BRASÍLIA: IPHAN, 1999. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf. Acesso em 23 jun.2021.

MAGALHÃES, Justino. Um apontamento metodológico sobre a história das instituições educativas. In: SOUSA, Cynthia P. e CATANI, Denice B (Orgs.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998.

MOGARRO, Maria J. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, v. 5, n. 2, 2006. Disponível em; http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38647. Acesso em: 04 jul. 2021.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal de. Prefácio. In: ZAIA, Iomar Barbosa. O Acervo escolar: Manual de Organização e Cuidados Básicos. São Paulo, Centro de Memória FEUSP, 2004.

MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre Educação. In: 29º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu/MG, 2006.

PARRELA, I. Educação patrimonial nos arquivos brasileiros: algumas experiências e perspectivas de uso da metodologia. Ciência da Informação, v. 42, n. 1, 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1398/1576. Acesso em: 04 jul. 2021.

PEREIRA, D.P; SILVA, E.P. Funções Arquivísticas: caracterizando finalidades de instituições de arquivo. Ágora, Florianópolis, v. 29, n. 58, p.1-22, jan./jun. 2019. Disponível em https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/754/pdf_1. Acesso em: 06 jul. 2021.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998. Acesso em: 19 jun. 2021.

REIS, Filomena Luciene Cordeiro; REIS, João Olímpio Soares dos. Arquivos escolares: um estudo introdutório. Ágora, n. 55, v. 27, p. 475-500, 2017. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/648/pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

SILVA, C. A.; RIEDLINGER, M. A.; CALDERON, W. R. A Gestão da documentação escolar: o caso do Colégio Marcelino Champagnat. 2008. Disponível em: http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arquivos/File/anais/painel_educacao/analise_da_gestao_de_documentacao.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.

TOLENTINO, Átila Bezerra. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In: TOLENTINO, Átila Bezerra; BRAGA, Emanuel Oliveira (orgs.). Educação Patrimonial: Políticas, relações de poder e ações afirmativas. In: Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 5. João Pessoa: Iphan, 2016, p. 39-48.

VIDAL, D. Cultura e práticas escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, R.; VLDEMARIN, V. A cultura escolar em debate. Campinas: Autores Associados, 2005b. p. 3-30.

VIÑAO FRAGO, A. Por una historia de la cultura escolar: enfoques, cuestiones, fuentes. In: ALMUIÑA FERNÁNDEZ, C.; ARBAT, T.C.; ARTOLA, M.; MARTÍN, J.A.M.; MOLINA, M.G.; TAVERA, S.; VILLARES, R.; VIÑAO FRAGO, A.; BERAMENDI, J.G.; GUEREÑA, J.-L.; SERRANO, C.S. (Orgs.). Culturas y civilizaciones: III Congreso de la Asociación de Historia Contemporánea. Valladolid: Universidad de Valladolid, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª ed. brasileira. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., 1991.

Downloads

Publicado

15-04-2022

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, F.; RIBEIRO GOMES, P. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUIVO ESCOLAR. Archeion Online, [S. l.], v. 10, n. Especial, p. 7–30, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/60601. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)