ARQUIVISTAS E DOCUMENTOS DIGITAIS

formação na Universidade Federal da Bahia

Autores

  • Lívia Gomes Côrtes Prefeitura Municipal de Porto Seguro
  • Maíra Salles de Souza UFBA

Palavras-chave:

Formação, Arquivista, Documento digital, Gestão documental

Resumo

O cenário contínuo de transformação e consolidação da tecnologia digital na sociedade contemporânea faz com que o arquivista do século XXI necessite de subsídios teóricos e práticos que devem ser oferecidos na sua formação. Nesse sentido, este trabalho verificou a formação dos concluintes dos anos letivos de 2018 e 2019, do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Bahia, na perspectiva de gestores de documentos arquivísticos digitais. O objeto de estudo relaciona-se com as demandas do mercado de trabalho, especialmente por lidar com a produção, tratamento, preservação e difusão da informação arquivística digital e nato digital. A pesquisa configura-se como descritiva e estudo de caso, com técnica de aplicação de questionário e abordagem quali-quantitativa. O referencial teórico, possibilita elucidar reflexões acerca da formação em Arquivologia e da preparação para a gestão de documentos digitais, ressaltando as competências e as habilidades indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área. Dentre os resultados, destaca-se que os respondentes consideram que o programa curricular do curso de Arquivologia estudado aborda de forma suficiente o tema documentos digitais em seus componentes obrigatórios, optativos e extraclasse. Entretanto, há a necessidade de ampliação das atividades práticas para a formação profissional, proporcionando aos recém-formados melhores oportunidades de trabalho, progressão e qualificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Salles de Souza, UFBA

Prof. Dr. Maíra Salles de Souza: Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA), nos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (2004). 

Referências

ANDRADE, R. S. Tecnologia, memória e a formação do profissional arquivista. Arquivística.net, v. 2, n. 1, p. 149-159, jan./jun. 2006.

BARTALO, L. A importância das estratégias de estudo para uma aprendizagem mais significativa na área de arquivologia. In. BARTALO, L.; MORENO, N. A. (orgs.). Gestão em arquivologia: abordagens múltiplas. Londrina: EDUEL, 2008.

BRASIL. Decreto nº 8.539 de 08 de outubro de 2015. Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 08 out. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8539.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Lei n° 6.546, de 04 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 05 jul. 1978. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6546.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. Glossário Documentos Arquivísticos Digitais. 2016. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/documentos-eletronicos-ctde/glossario-ctde.html. Acesso em: 20 mar. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo. 2012.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Resolução n.º 20, de 16 de julho de 2004. Dispõe sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-20-de-16-de-julho-de-2004. Acesso em: 03 mar. 2020.

FLORES, D. Desafios contemporâneos dos currículos de arquivologia: a questão dos documentos arquivísticos digitais e suas relações interdisciplinares da arquivologia. In. NEVES, D. A. de B., ROCHA, M. M. V.; SILVA, P. (orgs.) Cartografia da pesquisa e ensino da arquivologia no Brasil: IV REPARQ. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

JARDIM, J. M. Caminhos e perspectivas da gestão de documentos em cenários de transformações. Acervo, v. 28, n. 2, p. 19-50, 2015.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamento de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPEZ, A. P. A. Utilização de recursos informáticos nos arquivos: algumas diretrizes. Registro-Revista do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba, v. 4, n. 4. p. 56-65, Indaiatuba (SP): Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, 2005.

MATOS, M. T. N. de B. A formação de pessoal em arquivologia na Bahia: marcos históricos e institucionais. Acervo, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 31-47, jan./abr. 2021.

OLIVEIRA, F. H. de. A formação em Arquivologia nas universidades brasileiras: objetivos comuns e realidades particulares. Tese (Doutorado). Brasília: FCI/UnB, 2014.

RIDOLPHI, W. R.; GAK, L. C. Profissão arquivistas :avanços e desafios. São Paulo: Cia do Ebook, 2018.

SOUSA, M. A. L. DE.; MEDLEG, G. O arquivista como cientista da informação: formação e perspectivas profissionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003.

SOUZA, M. A Mediação da Informação nas Redes de Arquivos Históricos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Sistema Acadêmico. 2020. Disponível em: https://alunoweb.ufba.br/SiacWWW/ListaDisciplinasEmentaPublico. do?cdCurso=317140&nuPerCursoInicial=20141. Acesso em: 5 abr. 2021.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

GOMES CÔRTES, L.; SOUZA, M. S. de S. ARQUIVISTAS E DOCUMENTOS DIGITAIS: formação na Universidade Federal da Bahia . Archeion Online, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 127–146, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/63546. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa