A GESTÃO DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL E DOS SISTEMAS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS NOS HOSPITAIS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO
a percepção das funções arquivísticas pelos gestores de saúde
Palavras-chave:
gestão de documentos, funções arquivísticas, HospitaisResumo
Esta comunicação tem por objetivo demonstrar a compreensão dos gestores de saúde quanto à gestão de tipologia documental e dos sistemas arquivísticos digitais nos hospitais federais do Estado do Rio de Janeiro. Esse trabalho se insere numa pesquisa de tese que parte do pressuposto da importância do tratamento e da organização dos documentos e dos sistemas de arquivos, a partir dos procedimentos e das técnicas da Arquivologia para minimizar os entraves dos processos de planejamento, estruturação, liderança, monitoramento e avaliação do Sistema Único de Saúde. A pesquisa é exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. A realização deste estudo foi em 10 hospitais federais, totalizando 22 respondentes das áreas de arquivo e tecnologia da informação. Para o levantamento dos dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário on-line, denominado de “Regime de Informação”, e da categoria operacional “Gestão de tipologia documental e sistemas arquivísticos digitais” (CO1) e suas subcategorias – “Função Disseminação/Difusão (SC1)”; “Função Classificação/Avaliação (SC2)”; “Função Descrição/Preservação (SC3)”. O tratamento dos dados foi realizado por meio da estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de melhorias nos processos arquivísticos que envolvem o tratamento e a organização dos documentos produzidos, recebidos e acumulados nesses hospitais, desde a produção até a difusão das informações em saúde.
Downloads
Referências
CUNHA, F. J. A. P. Da adesão à participação em uma rede de hospitais como promoção da aprendizagem organizacional e da inovação gerencial: um olhar sobre a Rede InovarH-BA. 2012. 333 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
CUNHA, F. J. A. P. Informação, documentos, arquivos e repositórios em saúde: mecanismos de difusão de conhecimentos para as inovações gerenciais nos sistemas de saúde. Salvador: CNPq, 2016.
CUNHA, F. J. A. P. Informações orgânicas universitárias: bases para a aprendizagem organizacional e inovação gerencial das instituições de ensino superior (IES). In: OLIVEIRA, L. M. V. de; SILVA, M. C. S. M. e (org.). Tratamento de arquivos de ciência e tecnologia: organização e acesso. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2019.
CUNHA, F. J. A. P.; OLIVEIRA, L. A. F. de; LIMA, G. L. de Q. A função de avaliação na gestão documental em hospitais. Acervo, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 206 – 225, 2015.
CUNHA, F. J. A. P. et al. Manual de gestão arquivística de documentos em saúde. Salvador: EDUFBA, 2021. 62 p.
CUNHA, F. J. A. P. et al. Mecanismos de difusão de conhecimentos para as inovações gerenciais nos sistemas de saúde. Salvador: FAPESB, 2013.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Tecnologias digitais e análise do regime de informação para a promoção da saúde coletiva. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 3, n. esp., p. 9-29, nov. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/39711/ pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.
LIMA, G. L. Q.; CUNHA, F. J. A. P.; PEREIRA, H. B. B. A gestão arquivística de documentos e a difusão do conhecimento em saúde. Curitiba: Appris Editora, 2021. 225 p.
LOPES, L. C. A nova arquivística na modernização administrativa. 2. ed. Brasília: Projecto Editorial, 2013. 316 p.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MEIRELLES, R. F. Os repositórios arquivísticos na difusão de conhecimentos em saúde: subsídios para a cadeia de custódia dos organismos produtores do Sistema Único de Saúde. 2023. 195 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ handle/ri/36947. Acesso em: 29 abr. 2023.
MEIRELLES, R. F.; CUNHA, F. J. A. P. Autenticidade e preservação de Registros Eletrônicos em Saúde: proposta de modelagem da cadeia de custódia das informações orgânicas do Sistema Único de Saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2117. Acesso em: 10 out. 2020.
ROUSSEAU, J. Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998. 356 p.
SANTOS, H. M.; FLORES, D. O documento digital no contexto das funções arquivísticas. Páginas A & B: Arquivos e Bibliotecas, Porto, n. 5, p. 165-177, 2016.
SOUSA, R. T. B. Alguns apontamentos sobre a Classificação de Documentos de Arquivo. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília (SP), v. 8, n. 1/2, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/4246. Acesso em: 13 maio 2023.
SOUZA, A. C. C. Informação e tecnologias de informação em saúde: fontes e mecanismos de transferência de conhecimento para a gestão do SUS em hospitais com termo de adesão à Rede InovarH-BA. Salvador. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI, Universidade Federação da Bahia, Salvador, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).