A infinitude do corpo como abertura para o filosofar em Merleau-Ponty

Autores

  • José Roberto Gomes
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56747

Palavras-chave:

Falta

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir a relação do corpo e sua finitude para o filosofar em Merleau-Ponty. Trata-se de refletir sobre a morte como uma dimensão da finitude constitutiva do corpo próprio da qual não se pode negar ou esquivar mas como presente ao corpo em sua finitude. Desse modo, Merleau-Ponty não trata da morte em sua filosofia mas da finitude. Há uma correlação entre a filosofia de Heidegger e de Merleau-Ponty na discussão sobre a finitude o que não causa nenhum espanto, pois para os leitores destes filósofos é perceptível a influência do pensamento heideggeriano em algumas concepções da filosofia de Merleau-Ponty, seja como aproximação ou distanciamento. Em Heidegger a reflexão sobre a morte serve como fundamento para uma existência autêntica, pois preocupado com a questão do sentido do ser, realiza uma análise existencial do homem, o único ente no qual o ser se desvela. É nesse sentido que ele se propõe pensar a problemática do humano e, consequentemente, suas relações com o mundo, com os outros e com a própria finitude. Para Merleau-Ponty, a finitude é tomada como experiência da finitude do corpo próprio e como abertura ao filosofar autêntico que se abre na percepção. Quando não se considera a finitude como uma presença do corpo vive-se na periferia da existência encarnada, pois não consegue compreender nem o nascimento e nem a morte como um desenrolar de um mesmo acontecimento da vida. Essa compreensão passa pela experiência perceptiva da finitude de apreender que tanto o nascimento como a morte revelam como estamos mergulhados pelo corpo na sensibilidade. É a experiência do corpo que agora entra em cena pela experiência da finitude. Essa metamorfose ou paradoxo constitutivo deflagrado na experiência do corpo apenas atesta que a reflexão sobre a morte não se realiza num puro ato intelectual que procura pensar sobre essa dimensão que assim como o nascimento foge de nosso controle, mas é preciso compreender a finitude do corpo. A facticidade é a certeza que estamos presentes no mundo e que o tempo não está fora de nós, mas acontece por meio de nós. Desse modo, ao tecer a trama da experiência perceptiva, ele – o tempo – se torna, em sentido próprio, aquilo que nos permite compreender exatamente a pertença do mundo ao sujeito e do sujeito a si mesmo como experiência da finitude. Por isso, Merleau-Ponty insiste que não pode filosofia ignorar o problema da finitude porque seria negar a si mesma como presença que se interroga sobre a origem. Antes de se perguntar o que é a morte é preciso vivenciar a experiência da finitude que me torna presente o ato de interrogar filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Gomes

Doutor em Filosofia. Professor da Universidade Federal do Amazonas (Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente).

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPB. Líder do grupo de Filosofia da Percepção

Referências

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la peceptionn. Paris: Gallimard. 2016.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard. 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Metafísico no homem. Textos selecionados; tradução e notas Marilena Souza Chauí, Pedro de Souza Moraes. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Os pensadores).

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante-próximo e o próximo-distante: Corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira, NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Compêndio MERLEAU-PONTY. São Paulo: LiberArs, 2016.

DILLON, M. C. Merleau-Ponty’s ontology. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1998.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petróplis, RJ: Vozes, 2005. Vol. 1.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia (Hermenêutica da facticidade). Trad. Renato Kirchner. Petropólis: Vozes, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Gomes, J. R. ., & Caminha, I. de O. (2020). A infinitude do corpo como abertura para o filosofar em Merleau-Ponty. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.123–134. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56747