Sobre Protagoras e Platão: divergências e convergências acerca do fragmento do homem-medida
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.41007Palavras-chave:
Percepção, Protágoras, Platão, logos, homem-medidaResumo
rotágoras de Abdera, conhecido sofista da Grécia antiga, é compreendido em seus dizeres no decorrer da história da filosofia principalmente devido às contribuições de Platão. O ateniense não apenas dedicou uma obra com seu nome, como também apresentou sua famosa tese do homem-medida no diálogo Teeteto, contribuindo imensamente para elucidar questões importantes sobre seu relativismo. O quão seria pertinente afirmar que é possível saber na íntegra o que queria dizer Protágoras nesse fragmento quando seguimos apenas os testemunhos de Platão. No presente trabalho, iremos propor algumas interpretações dos fragmentos de Protágoras de Abdera com a finalidade de percebermos se há divergências com a interpretação platônica, acima de tudo sobre o fragmento do homem-medida. Traremos, para a análise de Protágoras, o livro de Edward Schiappa, Protagoras and Logos, fazendo as devidas considerações sobre suas conclusões, para, ao final da pesquisa, nos posicionar devidamente diante do que Platão, de fato concordou e acertou sobre o homem-medida.Downloads
Referências
BOERI, Marcelo. Sensoperceptión y Estados Afectivos In: Do Saber ao Conhecimento: Estudos sobre Teeteto. Fabrizio Serra Editore, 2007.
BORGES, Anderson de Paula. Fluxo e Infalibilismo em Teeteto 151 – 160. Journal of Ancient Philosophy, Vol VI, 2012.
CASTRO, Roberto C. G. A Grécia Antiga e a Comunicação no século XX: aproximações. Univ. do Porto, 2013. Convenit.
CORNFORD, Francis M. Plato´s theory of knowledge. New York: Liberal Arts Press, 1957.
CORDEIRO, Nestor Luis. Sendo, se é. Odysseus: São Paulo, 2011.
COSTA, Alexandre. Heráclito: Fragmentos Contextualizados. São Paulo, Odysseus, 2012.
EMPIRICUS, Sextus. Outlines of Pyrrhonism. Cambridge, Harvard University Press, 1933.
GUTIERREZ, Jose Barros. Protagoras y Gorgias: fragmentos y testimonios. Aguilar Argentina S.A. de Ediciones. Argentina, 1977 – 1980.
KIRK, G. S., Raven, J. E. Os Filósofos Pre-Socráticos. Tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca et al: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. Brasília. Ed. UnB, 1988.
PLATÃO, Teeteto. Fundação Calouste, Lisboa, 2010.
PROTAGORA. Fragmentos. In: Sofistas: testimonies y fragmentos. Trad. Antonio Melero Bellido. Madrid, Gredos, 1996.
SCHIAPPA, Edward. Protagoras and Logos. University of South Carolina Press. Columbia, South Carolina, 2003.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.