O princípio responsabilidade como resposta À técnica moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.60882

Palavras-chave:

Hans Jonas, Hans Jonas. Técnica moderna, Ética da responsabilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a ética da responsabilidade de Hans Jonas como resposta à técnica moderna e a repercursão dos seus efeitos negativos no futuro. Tendo em vista o crescimento desiquilibrado do poder da técnica, as éticas tradicionais não conseguiram oferecer respostas que guiassem as ações humanas ante as ameaças trazidas pela civilização tecnológica. O horizonte da ética antropocêntrica visava somente o presente. Assim sendo, torna-se necessário uma ética que rompa com as fronteiras do presente e pense nas futuras gerações. O caminho metodológico baseado na hermenêutica que consiste em empreender análises e interpretações levaando em consideração o contexto histórico em que a técnica se desenvolveu e suas possíveis consequências não só para o presente, mas também para a futura da vida humana e extra-humana. A ética da responsabilidade visa ao cuidado com a vida. Ela também é caracterizada pela não reciprocidade das ações, fundamentando-se no modelo parental e político. Diante disso, o filósofo salienta a heurística do temor, ou seja, a prudência na utilização da técnica moderna para que não só o homem, mas também a natureza tenha o direito de existir. Esse tema se faz necessário na conjuntura atual dado o crescimento desiquilibrado da técnica e os impactos que o meio ambiente vem sofrendo afetando a humanidade. À vista disso, a ética jonasiana propõe a permanência de uma autêntica vida sobre a terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Aliçandro Bordin, Unicesumar Pontifícia Universidade Católica do Parana - Maringá

Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e graduado em Filosofia pela USC, Bauru-SP. É professor de Ética na PUCPR e professor bolsista (ICETI) no mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizaçoes, Unicesumar.

Guilherme Monteiro de Moura, PUCPR

Graduado no Curso de Licenciatura em Filosofia do Curso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Referências

FONSECA, G, S, L. Hans Jonas e a responsabilidade do homem frente ao desafio biotecnológico. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

GALIMBERTI, U. Psiche e techne: o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.

JONAS, H. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Ed. PUCRJ. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

JONAS, H. Ensaios Filosóficos: da crença antiga ao homem tecnológico. São Paulo: Paulus, 2017.

JONAS, H. Técnica, Medicina e Ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2013.

KANT, I. Crítica da Razão Prática. 3º ed. São Paulo: Brasil editora S.A, 1959.

MORATALLA, T. D. El mundo em nuestras manos: la ética antropológica de Hans Jonas. In: Diálogo Filosófico, n.49, 2001.

OLIVEIRA, J; MORETTO, G; SGANZERLA, A. Vida, Técnica e Responsabilidade: três ensaios sobre a filosofia de Hans Jonas. Ed. 1ª. São Paulo: Paulus, 2015.

OLIVEIRA, J. Compreender Hans Jonas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

SANTOS, R; OLIVEIRA, J; ZANCANARO, L. Ética para a civilização tecnológica: em diálogo com Hans Jonas. Ed 1ª. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Bordin, R. A., & Moura, G. M. de . (2022). O princípio responsabilidade como resposta À técnica moderna. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(1), p.113–126. https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.60882

Edição

Seção

Artigos