ABORDAGEM SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR-BIBLIOTECÁRIO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPA
Resumo
Aborda as relações entre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) e a leitura, tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na UFPA. O trabalho tem como objetivo analisar como tais ferramentas são apropriadas e utilizadas pelos alunos da graduação em foco para o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses alunos que se encontram em processo de formação profissional. A condução metodológica do artigo foi realizada na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Castells (1999), Freire (2005) sem dispensar as contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, a pesquisa utilizou um estudo exploratório de abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário com perguntas fechadas, abertas e híbridas, com a coleta e análise de dados feita com os discentes da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, na turma de 2008, nos turnos matutino e noturno realizado no período de dois meses. Como resultados, a pesquisa demonstra que, mais da metade dos graduandos entrevistados considera que a prática da leitura atrelada à utilização das NTIC através de suas respostas é relevante para a obtenção de um elevado grau de proficiência satisfatória na formação acadêmica e, posteriormente, para adentrar no mercado de trabalho com mais qualificação. Finaliza entendendo que a leitura e as NTIC são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso do computador. Palavras-chave: Leitura. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteconomia. Universidade Federal do Pará. Bibliotecário.Downloads
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Publicado
2011-07-26
Edição
Seção
RELATOS DE PESQUISA