INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONTEÚDOS NA WEB: análise de sites de museus

Autores

  • Cínthia Holanda
  • Márcia Ivo Braz

Resumo

Na atualidade várias ferramentas foram criadas para a recuperação da informação no ambiente Web, bem como para a disponibilização de conteúdos. As características destas ferramentas influenciam no modelo de indexação utilizado e na forma que os assuntos serão recuperados. As tecnologias da informação e comunicação são cada vez mais utilizadas pelas instituições culturais, como os museus, objeto desse estudo. Dessa forma, serão identificadas algumas estratégias e procedimentos que os museus podem adotar ao disponibilizar conteúdos no ambiente Web para posterior recuperação no motor Google. A partir de um levantamento de literatura, este estudo explana conceitos da indexação manual, chegando à abordagem da indexação automática, apresentando caráter exploratório, cujo delineamento é definido com base em assuntos relacionados a fontes de informações na Internet, diretórios e motores de buscas. Após a revisão teórica foi possível identificar que não houve a devida preocupação em estruturar os conteúdos seguindo os critérios estabelecidos por mecanismos de busca como o Google usa para indexar páginas. Para se chegar a essa conclusão, analisou-se três itens fundamentais na constituição de uma página na Web: a tag title e as meta tags description e keywords. Os resultados podem possibilitar a remodelagem das home pages, de modo a melhorar a recuperação, promovendo o desenvolvimento dos métodos que o Google considera relevante no momento da indexação das páginas, bem como proporcionar estudos futuros baseados nas ferramentas de recuperação na Web. Palavras-chave: Recuperação da informação. Indexação automática. Mecanismos de busca. Google; Museus.

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA