PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE NEGROS E NEGRAS EM REPOSITÓRIO DIGITAL NA UFPB: acesso/democratização
Resumo
As pesquisas sobre a cultura de negros e negras têm caminhado lentamente na produção do conhecimento científico armazenada na memória da ciência das universidades. Neste sentido, a produção de conhecimento sobre essa população é considerada insuficiente mantendo alheia a responsabilidade de inclusão de grupos (in) visíveis na sociedade da aprendizagem. O projeto de pesquisa “Memória da Ciência: a (in) visibilidade de negros e negras na produção do conhecimento da Universidade Federal da Paraíba” configura-se como uma possibilidade de minimizar esses estigmas relacionados à produção de conhecimento sobre negros e negras vista por pesquisadores como pouco importante para a cultura eurocêntrica. Adotamos a abordagem qualitativa/ interpretativa, na qual o pesquisador está inserido no contexto, captando os significados produzidos pelos sujeitos. O texto tem como objetivo específico a construção de uma base de dados, adotando os pressupostos teórico-metodológicos da Arquitetura da Informação, na qual utilizamos os programas Axure 4.0 que permitem criar wireframes e protótipos, possibilitam um grande nível de informação estruturada, e visam atender às demandas informacionais dos usuários de forma mais efetiva. Além disso, utilizamos também o Fireworks 8.0, Dreamweaver 8.0 e CorelDraw 13. A pertinência da construção da base parte da necessidade de oferecer elementos para a formulação de uma política científica para produção de conhecimento na UFPB que vise o acesso/democratização da informação para todo cidadão. Palavras-chave: Negros e Negras. Produção de Conhecimento. Acesso/Democratização da Informação. Base de Dados.Downloads
Referências
AQUINO, M. de A. Informação e diversidade: a imagem do afrodescendente no discurso da inclusão social/racial. 2006. 120 f. Relatório (Pesquisa) – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2006.
______. Memória da Ciência: A (in) visibilidade dos (as) negros (as) na produção do conhecimento da Universidade Federal da Paraíba. (Projeto de Pesquisa)– Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2009.
AQUINO, M. de A.; NETTO, C. X. de A. A ciência em ação: o museu virtual de imagens da cultura africana e afrodescendente. Projeto (Pesquisa) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 2006.
ATKINSON, L. R.; ATKINSON, R. C.; SMITH E. E.; BEM, D. J & NOLEN-HOEKSEMA, S. Introdução à Psicologia de Hilgard. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
BRASIL, LEI No 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>>. Acesso em 26 jan. 2010.
CAMINO, L.; SILVA, P. da MACHADO, A. O.; PEREIRA, C. A Face oculta do racismo no Brasil: uma análise Psicossociológica. In: Revista de Psicologia Política, 2001.
CHAGAS, W. F.; SOUZA, M. L. G. O olhar da academia sobre o negro. Centro Universitário de João Pessoa. Boletim de Pesquisa. n. 3, João Pessoa; DCSN, 2002.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significados, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
BRASIL, Lei Nº 7.716, De 5 De Janeiro De 1989. Disponível em: <http://planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L7716.htm>. Acesso: 19 ago. 2009.
FREYRE, G. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51 ed. São Paulo: Global, 2006.
FREIRE, P. Ação cultural para liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FROHMANN, B. Taking information policy beyond information science: applying actor network theory. Disponível em: http://www.fims.uwo.ca/people/faculty/frohmann/actor.htm>. Acesso em: 12 jun 2005.
HASENBALG, C. A.; MUNANGA, K.; SCHWARCZ, L. M. Racismo: perspectivas. Para o estudo contextualizado da sociedade brasileira. Niterói: Eduff, 1998.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. Tradução de Storia e memória.
MOURA, C. E. M. A sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Disponível em: Acesso: 11 dez. 2008.
______. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Disponível em: < www.acaoeducativa.org.br/downloads/09abordagem.pdf >. Acesso: 21 jan. 2003.
ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. Information Architecture for the Word Wide Web. 3. ed. Sebastopol, CA: O'Reilly, 2006.
TELLES, E. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de. Janeiro: Relume-Dumará: Fundação Ford, 2003.