TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICAS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA DE 2001 A 2010

Autores

  • Angélica Clementino Simões
  • Maria Meriane Vieira da Rocha Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Com tantas informações, o homem descobriu que o conhecimento é o elemento para seu desenvolvimento e a universidade é o principal centro de transmissão do conhecimento cientifico, por meio de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Assim, esta pesquisa teve o objetivo identificar as Áreas Curriculares que concentra o maior número de TCCs do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba e posteriormente verificar as temáticas mais trabalhadas no período de 2001 a 2010. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva (documental), adotando uma abordagem quantiqualitativa. Nosso campo foi a Coordenação de Estágio do curso de Biblioteconomia. Nossa amostra é composta por 254 TCCs. Os resultados indicam que a Área Curricular mais trabalhada foi a de “Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação”, com 40% dos trabalhos. Nesse contexto, os resultados traçam um panorama para novas temáticas as quais os futuros concluintes venham trabalhar, dando cada vez mais visibilidade ao curso. Palavras-Chave: Produção Cientifica. Trabalho de Conclusão de Curso. Áreas Curriculares de Biblioteconomia. Tendências temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Clementino Simões

Mestranda em Ciência da Informação/PPGCI/UFPB; Bacharel em Biblioteconomia/UFPB.

Maria Meriane Vieira da Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação; Especialista em Gestão de Unidade de Informação; Especialista em Organização de Arquivos. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BORBA, M. S. A. Adolescência e leitura: a construção da escola e da biblioteca escolar. Natal: UFRN, 1999.

MACHADO, R. N.; MEIRELLES, R. F. Produção científica dos docentes da Universidade Federal da Bahia da área de filosofia e ciências humanas no período de 1995-1999. Transinfomação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 169-179, 2005.

PÉCORA, G. M. M. Atividades acadêmicas de pesquisador. In: WITTER, G. P. (Org). Produção Cientifica. Campinas: Átomo, p. 157-167. 1997.

SILVA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SMIT, J. W. Reprodução ou transformação: reflexões acerca do tripé ensino, pesquisa e extensão em biblioteconomia e ciência da informação. Transinformação, Campinas, v.15, n.2, p.97-104, maio/ago. 2003.

TARAPANOFF, K. A política científica e tecnológica no Brasil: o papel do IBICT. Ciência da Informação, Brasília, v.21, n.2, p.149-158, maio/ago., 1992.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Político-Pedagógico: curso de Biblioteconomia: modalidade Bacharelado. João Pessoa: 2007.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS