PRESSÕES DE NEGÓCIO E RESPOSTAS ORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: estudo de caso

Autores

  • Tatiana Alves de Oliveira e Silva Universidade Federal de Lavras
  • Nivaldo Oliveira Universidade Federal de Lavras

Resumo

A globalização trouxe instabilidade e mudanças para o mundo dos negócios, o que levou à necessidade de se reinventar a maneira de tratar o cliente, cuja exigência é cada vez maior. O atendimento é um quesito importante no Serviço de Referência em bibliotecas, portanto é necessário que as práticas desse serviço sejam aprimoradas com a utilização cada vez mais constante da Tecnologia de Informação. O presente trabalho apresenta uma análise das pressões de negócios e respostas organizacionais de mercado como fatores motivacionais na projeção do Serviço de Referência Virtual (SRV) na Biblioteca da Universidade Federal de Lavras com o uso do chat, que poderá ser implantado como forma de melhorar o atendimento ao usuário e para aperfeiçoar o feedback dos funcionários do Setor de Referência às dúvidas do público que faz uso da biblioteca. Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Tecnologia da Informação. Serviço de Referência Virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Alves de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Lavras

Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bibliotecária da Universidade Federal de Lavras. E-mail: tatianasilva@biblioteca.ufla.br

Nivaldo Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Mestrando em Administração, linha de pesquisa Gestão estratégia, Marketing e inovações, Graduação em Biblioteconomia (2002) e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (2006). Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga, da Escola Superior em Meio Ambiente, bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em bibliotecas universitárias, atuando principalmente nos seguintes áreas: referência, ensino, pesquisa, normalização bibliográfica, gestão do conhecimento e da informação, tecnologia e segurança da informação

Referências

ARAUJO, M. A. D. de. Planejamento estratégico: um instrumental à disposição das universidades? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, p. 74-86, jul/ago. 1996.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 162 p.

CÔRTE, A. R. et al. Automação de biblioteca e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 241-256, set. / dez. 1999.

CUENCA, A. M. B. et al. Uso da Internet por usuários de bibliotecas acadêmicas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível em: <http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t123.doc>. Acesso em: 27 dez. 2012.

FERREIRA, L. S. Bibliotecas universitárias brasileiras: analise de estruturas centralizadas e descentralizadas. São Paulo: Pioneira, 1980.

KOTLER, P.; FOX, K. F. A. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994. 444 p.

MENDONÇA, M. A. R. Serviço de referência digital. In: MARCONDES, C. H. et al. (Org.). Bibliotecas digitais. 2. ed. Salvador: UFBA, 2006. p. 225-238.

OLIVEIRA, F. B. de. Tecnologia da informação e da comunicação: desafios e propostas estratégicas para o desenvolvimento dos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 240 p.

SILVA, A. B. da; GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. 460 p.

SILVA, V. de Sá. Reflexões sobre o processo de comunicação em um serviço de referência: interação bibliotecários e usuários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais … Porto Alegre: PUCRS, 2000. 1 CD-ROM.

SOUZA, R. F. de. Sistemas de informação na administração universitária: uma análise do processo de gestão do ensino de graduação na Universidade Federal de Lavras. 2002. 96 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.

TARAPANOFF, K. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 1995. 163 p.

TURBAN, E.; RAINER, R. K.; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 598 p.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 90 p.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 248 p.

Downloads

Publicado

2013-09-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA