PRESSÕES DE NEGÓCIO E RESPOSTAS ORGANIZACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: estudo de caso
Resumo
A globalização trouxe instabilidade e mudanças para o mundo dos negócios, o que levou à necessidade de se reinventar a maneira de tratar o cliente, cuja exigência é cada vez maior. O atendimento é um quesito importante no Serviço de Referência em bibliotecas, portanto é necessário que as práticas desse serviço sejam aprimoradas com a utilização cada vez mais constante da Tecnologia de Informação. O presente trabalho apresenta uma análise das pressões de negócios e respostas organizacionais de mercado como fatores motivacionais na projeção do Serviço de Referência Virtual (SRV) na Biblioteca da Universidade Federal de Lavras com o uso do chat, que poderá ser implantado como forma de melhorar o atendimento ao usuário e para aperfeiçoar o feedback dos funcionários do Setor de Referência às dúvidas do público que faz uso da biblioteca. Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Tecnologia da Informação. Serviço de Referência Virtual.Downloads
Referências
ARAUJO, M. A. D. de. Planejamento estratégico: um instrumental à disposição das universidades? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, p. 74-86, jul/ago. 1996.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 162 p.
CÔRTE, A. R. et al. Automação de biblioteca e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 241-256, set. / dez. 1999.
CUENCA, A. M. B. et al. Uso da Internet por usuários de bibliotecas acadêmicas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível em: <http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t123.doc>. Acesso em: 27 dez. 2012.
FERREIRA, L. S. Bibliotecas universitárias brasileiras: analise de estruturas centralizadas e descentralizadas. São Paulo: Pioneira, 1980.
KOTLER, P.; FOX, K. F. A. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994. 444 p.
MENDONÇA, M. A. R. Serviço de referência digital. In: MARCONDES, C. H. et al. (Org.). Bibliotecas digitais. 2. ed. Salvador: UFBA, 2006. p. 225-238.
OLIVEIRA, F. B. de. Tecnologia da informação e da comunicação: desafios e propostas estratégicas para o desenvolvimento dos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 240 p.
SILVA, A. B. da; GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. 460 p.
SILVA, V. de Sá. Reflexões sobre o processo de comunicação em um serviço de referência: interação bibliotecários e usuários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais … Porto Alegre: PUCRS, 2000. 1 CD-ROM.
SOUZA, R. F. de. Sistemas de informação na administração universitária: uma análise do processo de gestão do ensino de graduação na Universidade Federal de Lavras. 2002. 96 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.
TARAPANOFF, K. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 1995. 163 p.
TURBAN, E.; RAINER, R. K.; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 598 p.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 90 p.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 248 p.