A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL-BIBLIOTECÁRIO

Autores

  • Maria Meriane Vieira Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Angélica Clementino Simões
  • Ana Claudia Medeiros de Sousa

Resumo

Estuda a abordagem do estágio não-obrigatório remunerado como forma de proporcionar aos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba o contato direto com a realidade profissional. Para tanto, nossa investigação tem como objetivo geral: identificar os fatores que levam a Biblioteca Central a não ofertar um projeto permanente de oferta de bolsas de estágio para alunos do curso de Biblioteca da UFPB. A pesquisa apresenta a base teórica, resgatando a história da biblioteconomia e sua evolução, dando ênfase aos currículos do curso e tipos de biblioteca para ingressar na contextualização da biblioteca universitária da UFPB, e por fim aborda a importância de estágios não-obrigatório. Utilizamos a metodologia de caráter exploratório, foi realizada uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo. Foram utilizados dois tipos de questionários: um para os diretores e outro para os bibliotecários responsáveis pelas seções da BC. Verificou-se a inexistência de projeto de bolsas de estágios e que a maior dificuldade é a falta de verba; entretanto mesmo diante da falta de Projeto Permanente de Bolsas de Estágios para os alunos de Biblioteconomia na UFPB, há proposta e interesse dos responsáveis não só para a contratação de mais estagiários como também para a implantação de um projeto permanente nesse sentido. Palavras-chave: Biblioteconomia. Estágios não-obrigatórios. Estágios remunerados em Biblioteconomia. Biblioteca Central–UFPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Meriane Vieira Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciência da Informação Biblioteconomia

Referências

ANDRADE, Janaina Nascimento de. Práticas de aprendizagem para promoção do conhecimento na biblioteca da FACENE/FAMENE. João Pessoa: 2006, 56f. Monografia (Especialização em gestão de unidades de informação). CCSA/Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BOTTENTUIT, Aldinar ;CASTRO, César. Movimento fundador da biblioteconomia no Maranhão. Prefácio de Lusimar Silva Ferreira. São Luis: Imprensa Universitária, 2000.118p.

CASTRO, César Augusto. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília: Thesaurus, 2000.287p

.

DICIONÁRIO TÉCNICO DE BIBLIOTECONOMIA. México:Trillas, 1973.

DUARTE, Emeide Nóbrega. Gestão de unidade de informação: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

D’ AMICO, Rafael Gandara. Estágio: formação profissional ou mercado de trabalho precarizado. 2008. Disponível em: Acesso em: 31 jul. 2009.

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. São Paulo:Pioneira, 1992.153p.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, s.d.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4d. São Paulo: Atlas, 1995.

KUETHE, James L. O processo de ensino-aprendizagem. Porto Alegre: Globo, 1978.

LE COADIC, Yveis-François. A ciência da informação. Tradução de Maria Yêda F. S. de Figueira Gomes. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.124p.

LIMA, Silveira dos Santos. Mercado de Trabalho e atuação do profissional bibliotecário: estudo dos egressos (2003.1, 2003.2 e 2004.1) do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB. Monografia, 2005, João Pessoa, 74p.

MILANESI, Luís. O que é biblioteca. 9 ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

NAVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Hélio(org). Organização da Informação:princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros,2006.142p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Biblioteca Central. Disponível em: <http://www.biblioteca.ufpb.br> Acesso em : 03 ago. 2009.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO