A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL-BIBLIOTECÁRIO
Resumo
Estuda a abordagem do estágio não-obrigatório remunerado como forma de proporcionar aos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba o contato direto com a realidade profissional. Para tanto, nossa investigação tem como objetivo geral: identificar os fatores que levam a Biblioteca Central a não ofertar um projeto permanente de oferta de bolsas de estágio para alunos do curso de Biblioteca da UFPB. A pesquisa apresenta a base teórica, resgatando a história da biblioteconomia e sua evolução, dando ênfase aos currículos do curso e tipos de biblioteca para ingressar na contextualização da biblioteca universitária da UFPB, e por fim aborda a importância de estágios não-obrigatório. Utilizamos a metodologia de caráter exploratório, foi realizada uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo. Foram utilizados dois tipos de questionários: um para os diretores e outro para os bibliotecários responsáveis pelas seções da BC. Verificou-se a inexistência de projeto de bolsas de estágios e que a maior dificuldade é a falta de verba; entretanto mesmo diante da falta de Projeto Permanente de Bolsas de Estágios para os alunos de Biblioteconomia na UFPB, há proposta e interesse dos responsáveis não só para a contratação de mais estagiários como também para a implantação de um projeto permanente nesse sentido. Palavras-chave: Biblioteconomia. Estágios não-obrigatórios. Estágios remunerados em Biblioteconomia. Biblioteca Central–UFPB.Downloads
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