COMPORTAMENTO LEITOR DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autores

  • France Mabel Fernandes Costa Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Martha Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Considerando a leitura essencial na formação do acadêmico e, consequentemente, na sua qualidade profissional, este trabalho teve a finalidade de investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe, curso criado pela resolução 37/2008 do CONEPE – Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade, em consonância com o REUNI. O objetivo geral do trabalho foi investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação, na tentativa de compreender sua relação com a leitura, considerando que o futuro profissional será um mediador entre a informação e o usuário. Os objetivos específicos foram: investigar as práticas de leitura dos acadêmicos do curso; identificar os critérios para as escolhas dos seus textos; e conhecer o tempo e o espaço destinados à leitura pelos alunos. Desta forma, foi discutida neste trabalho a relação dos acadêmicos do curso com a leitura, a forma como as escolhas dos textos influenciam na sua formação e o significado da leitura para os acadêmicos, diagnosticando as necessidades formativas no âmbito da leitura deste público. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. A temática é relevante tanto no âmbito acadêmico quanto social, visto que a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos, e o bibliotecário é o profissional capacitado para enriquecer essa formação. Palavras-chave: Bibliotecário. Comportamento leitor. Leitura. Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

France Mabel Fernandes Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bibliotecária, egressa do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Professora assistente do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia/Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação(PPGCI/UFBA)

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira (Org.). A leitura como prática pedagógica. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p.33-35.

______. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.2, n.1, p. 46, jan/dez. 2009.

BORTOLIN, Sueli. A quem cabe mediar leitura. In: 13º COLE- CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL.2001, Campinas, São Paulo. Anais... Campinas: Unicamp, 2001. Disponível em:< http://www.mundoquele.ofaj.com.br/>. Acesso em: 20 jan. 2013.

BLATTMANN, Úrsula; VIAPIANA, Noeli. Leitura como Instrumento de Cidadania. In: XXI CBBD - CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Anais... Curitiba, 2005. Disponível em www.geocities.com/ublattmann/papers/ ao55.html. Acesso em: 01 fev. 2013.

CHARTIER, Roger. A Ordem dos livros. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994. p.11.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p.47.

LOURENÇO, Carolina; ZAFALON, Regina Zaira. Estudo sobre o Comportamento Leitor dos Alunos do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2011, Maceió, Alagoas. Anais... Maceió: EDUFAL, 2011. Disponível em: <http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/625>. Acesso em: 04 abr. 2013.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. p. 30-31.

NEVES, Iara Conceição Bitencourt. A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira (Org.). A leitura como prática pedagógica. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p.20-26.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angelica dos. Estudo deIntervenção para a Compreensão em Leitura na Universidade. Rev. Interação em Psicologia, v. 12, n. 2, p. 5, 2008. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/viewFile/9575/10246>. Acesso em: 10 jan. 2013.

ORTEGA Y GASSET, José. Discursos políticos. Madrid: Alianza, 1990. p.16.

______. Missão do bibliotecário. Trad. Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.

PANDINI, Carmen Maria Cipriani. Ler é antes de tudo compreender: uma síntese de percepção e criação. Linhas, Florianópolis, v.5, n.1, p.28, 2004.

PAULO, Dilene de Fátima de Lima; SILVA, Alzira Karla Araújo da. Do ler ao fazer: práticas de leitura dos discentes do curso de graduação em biblioteconomia, UFPB. Biblionline, João Pessoa, v. 3, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/viewFile/1491/1152>. Acesso em: 15 jan. 2013.

RUSSO. Marisa. O resgate do Bibliotecário. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/150/artigo234660-1.asp>. Acesso em: 18 fev. 2013.

SILVA, EzequielTeodoro. Ato de Ler: Fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 2005a. p.36-40 e 41.

¬¬______. Unidades de leitura: trilogia pedagógica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005b. p.28.

______. Leitura em curso: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003. p.71.(Coleção linguagens e sociedade).

SOARES, Magda. O jogo das escolhas. IN: MACHADO, Maria. Zélia Versiani. t al. (orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2009. p.29-34.

STOCKER, Cláudia Teresinha. Os caminhos e descaminhos da leitura: na aquisição do conhecimento. Nova Friburgo: Êxito Brasil, Niterói: Intertexto, 2011. p.11.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007. p.47.

VERSIANI, Daniela B. Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2012. p. 23.

YUNES, Eliana; OSWALD, Maria Luiza (orgs.). A experiência da leitura. São Paulo: Cortêz, 2003. p.37.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA